Correio dos Campos

Afepon substitui fiação de cobre na iluminação para coibir vândalos

Futuras manutenções e instalações na iluminação pública serão feitas com fiação de alumínio; vandalismo tem deixado áreas sem iluminação
10 de maio de 2021 às 18:30
Afepon já usou todo estoque de cabo de cobre previsto para 2021 em manutenções e substituições por furto. (Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura Municipal, através da Agência de Fomento Econômico de Ponta Grossa (Afepon), está buscando alternativas para coibir a ação de vândalos na iluminação pública da cidade. Em decorrência de furtos e vandalismo, somente nos três primeiros meses deste ano, a Afepon já usou em manutenções e substituições todo o estoque de fiação de cobre previsto para 2021: dois mil metros de cabo. Para os próximos trabalhos de manutenção e substituição na iluminação pública, a Afepon está licitando cabo de alumínio, para coibir o furto e depredações que deixam áreas públicas sem iluminação em Ponta Grossa.

“Desde o início do ano a Afepon vem trabalhando para garantir iluminação em toda a cidade, mas a ação de vândalos e o furto da fiação em diversas estruturas acabam tomando o tempo e material das nossas equipes em áreas que já tinham serviço com qualidade. Finalizada a licitação do cabeamento de alumínio, nossas equipes poderão intensificar os trabalhos de manutenção e substituição. Além dos reparos em estruturas vandalizadas, a Afepon já atendeu a solicitação de mais de 3.800 moradores este ano”, explica a presidente da Afepon, Tonia Mansani.

De janeiro a março, a Afepon contabilizou o furto de cabo de cobre em estruturas de iluminação pública no Parque Ambiental, na Praça Barão do Rio Branco, na Trincheira da Ernesto Vilela, na Praça Duque de Caxias e na Arena Multiuso. Além da substituição do material para as próximas manutenção da Afepon, a Prefeitura também vem atuando com a segurança:

“Nossas equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) trabalham diariamente realizando patrulhamentos e abordagens com o intuito de inibir ações criminosas em prédios do Município. Também temos promovido ações específicas e operações integradas e que resultaram, nos últimos meses, na identificação de pontos de receptação e recuperação de diversos itens. É importante ressaltar a  importância das denúncias feitas pela comunidade através do fone 153 da GCM e que contribuem para que possamos identificar ações suspeitas e promover ações mais eficientes e precisas”, detalha a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Svierkoski.

Os pedidos de manutenção na iluminação podem ser registrados através do Prefeitura 156, por telefone, ou pela internet no link https://prefeitura156.pontagrossa.pr.gov.br/