Correio dos Campos

Setur destaca ações para a retomada do Turismo

7 de maio de 2021 às 18:20
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – Com a chegada do Dia Nacional do Turismo, comemorado no dia 08 de maio, a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) divulgou, nesta sexta-feira (07), um levantamento das ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Município durante a pandemia do Coronavírus com vistas à retomada e recuperação do setor. Os trabalhos englobam diversas frentes e incluem a promoção de estudos, sensibilização e qualificação do trade turístico.

Entre as atividades promovidas nos últimos meses, o secretário de Turismo, Paulo Stachowiak, destaca as estratégias dedicadas ao fomento do turismo em áreas naturais como a região do Itaiacoca e Alagados, assim como o estímulo à adesão dos gestores ao Cadastur e ao Selo Turismo Responsável, além dos estudos para a promoção de roteiros de caminhadas turísticas. “No caso das regiões do Itaiacoca e Alagados, nossas equipes têm trabalhado com visitas aos atrativos turísticos da região para orientação de como proceder para o atendimento aos turistas de acordo com as diretrizes oferecidas pelo Ministério do Turismo e Paraná Turismo. Neste processo, também incluímos o reforço da importância da adesão ao Cadastur e ao selo Turismo Responsável, que permitem o retorno organizado da atividade, fortalecendo o setor e garantindo a segurança dos fornecedores e visitantes”, declara.

Em paralelo a essas ações, o secretário Paulo Stachowiak também adianta que a Setur deve iniciar, nas próximas semanas, a promoção de roteiros de caminhadas em ambientes rurais e naturais que contarão com trajetos entre atrativos da região, caminhadas religiosas e de entretenimento. Outro ponto importante entre as medidas futuras é a qualificação dos agentes envolvidos no setor. “É muito importante acompanhar a situação do setor atualmente e promover medidas que qualifiquem e preparem os agentes para uma retomada gradual e sólida. Dessa forma, seguiremos fortalecendo o Turismo de Ponta Grossa e ampliando sua importância não só para o Município, mas para toda a região”, finaliza Stachowiak.

DIA NACIONAL DO TURISMO

O Dia Nacional do Turismo é uma data comemorativa que exalta a importância da atividade turística no país. A data foi oficializada em 2012, de acordo com a lei Nº 12.625, e faz referência ao dia 08 de maio de 1916, quando o estado do Paraná declarou utilidade pública à região das Cataratas do Iguaçu. Posteriormente, o Parque Nacional do Iguaçu foi criado e atualmente é um dos destinos mais visitados do país.

De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), o Turismo no Brasil é responsável pela geração de aproximadamente 7,4 milhões de empregos diretos e indiretos, respondendo por 7,7% da economia local. Outro estudo, apontado no Boletim do Turismo Doméstico, indica que 21,8% dos domicílios brasileiros avaliados realizaram ao menos uma viagem no ano de 2019. Neste quesito, o Paraná foi responsável pela recepção de 5,6% dos turistas nacionais.

Em meados de março de 2020, o setor sofreu com a paralisação das operações, devido às medidas restritivas da pandemia gerada pela Covid-19.

De acordo com o Ministério do Turismo, as atividades devem ser retomadas de forma gradual, com tendência em viagens regionais de curta duração. Atividades de lazer ao ar livre são priorizadas no momento, fazendo com que o Ecoturismo, Turismo de Aventura e Turismo Rural ganhem forças. Neste quesito, Ponta Grossa oferece experiências de visitação em todos estes segmentos.