Correio dos Campos

Operário na base: Palestra da semana fala sobre superação no esporte e na vida

21 de abril de 2021 às 17:27
(Foto: Reprodução)

COM ASSESSORIAS – As categorias de base do Operário Ferroviário realizaram, na noite dessa terça-feira (20), a terceira atividade do Ciclo de Palestras. O palestrante da semana é Dalmo José de Souza, treinador e ex-jogador de vôlei, que foi convidado pelo psicólogo Marcos Martinez para falar sobre o tema “Superação no Esporte e na Vida”.

Durante a palestra, Dalmo falou sobre sua carreira, o período como treinador da Seleção Paranaense de Vôlei, a experiência na seleção brasileira, a conquista de títulos e a disputa de competições internacionais e também sobre a sua atuação como presidente da Associação Paranaense de Renais Crônicos (ASPARC) e o desafio de conviver com a doença. O palestrante destacou a importância dos atletas se esforçarem nos treinamentos para alcançarem seus objetivos.

“A dica é que vocês treinem com paixão, como se fosse a coisa mais importante do mundo. Porque o mundo é uma competição em que só vai vencer aquele que realmente se dedicou. Então aquele atleta que na hora da parte física, quando o treinador vira as costas, para de correr ou aquele que quando o preparador físico pede pra fazer 30 abdominais, ele faz 25, esse não vai chegar no topo nunca. Agora aquele que chega primeiro, sai por último, treina certinho o tempo inteiro e tem o desejo de conquistar as coisas, esse realmente vai chegar lá. Independentemente se ele é bom hoje ou não, ele vai ser bom lá na frente”, reforçou Dalmo.

O Ciclo de Palestras das Categorias de Base é uma atividade voltada a membros da comissão técnica, atletas e seus familiares, realizada por videoconferência, semanalmente, e que busca trazer profissionais de diversas áreas para compartilharem suas experiências.

As categorias de base do Fantasma estão com as atividades presenciais suspensas e os atletas estão realizando treinamentos em casa com supervisão das comissões técnicas por videoconferência. Além dos treinos e das palestras, eles fazem cursos online, disponibilizados pelo Instituto Mundo Melhor, participam de atividades pedagógicas semanais e recebem atendimento psicológico também em videoconferência.