Correio dos Campos

Maioria dos católicos celebrará os dias santos em casa

Lotação de 15% nas igrejas reduz presença
1 de abril de 2021 às 11:09
Os alimentos serão abençoados dentro dos carros, como aconteceu ano passado com a benção dos ramos. (Fotos: Arquivo)

COM ASSESSORIAS – As restrições impostas pelas autoridades de saúde para tentar conter o avanço da pandemia do Coronavírus, em especial a determinação de ocupação máxima de 15% nas igrejas, levará muitos católicos a celebrar o Tríduo Pascal e a Solenidade da Páscoa em família, participando à distância. É de casa, via internet, que a maioria dos fiéis acompanhará a Quinta-Feira Santa, a Sexta-Feira da Paixão, a Vigília Pascal e o Domingo de Páscoa. As celebrações serão transmitidas pelas Pastorais da Comunicação das paróquias em seus canais do Youtube e em páginas do Facebook.

Em todas as comunidades as participações presenciais precisam ser agendadas e, em muitas delas, a lotação para os dias do Tríduo Pascal já está completa. Na Catedral/Paróquia Sant’Ana a participação se dará por ordem de chegada. Maior igreja da cidade-sede da Diocese, a Catedral tem sua programação presidida pelo bispo dom Sergio Arthur Braschi, que celebra, já nesta quinta-feira (1), às 9 horas, a Missa do Crisma, quando acontece a bênção dos santos óleos – Crisma, dos Enfermos e do Batismo – usados durante todo o ano pelas paróquias. E também a Renovação das Promessas Sacerdotais por parte dos sacerdotes diante do bispo. A missa terá a participação apenas do clero e, excepcionalmente, será a portas fechadas. A celebração será transmitida pela Rádio Sant’Ana.

À noite, às 20 horas, dom Sergio celebra a Ceia do Senhor, que, este ano, como aconteceu em 2020, não terá o rito do Lava Pés. Na Sexta-Feira Santa, das 8 às 12 horas, está prevista uma vigília eucarística e, às 15 horas, ocorre a Solene Celebração do Senhor. A bênção dos alimentos na Catedral será às 16 horas, no sábado, que tem previsto ainda o início da Vigília Pascal para as 20 horas. O bispo também preside a missa do Domingo de Páscoa, às 11 horas.

As vigílias, bênçãos e momentos de oração serão realizados em todas as paróquias, com a participação restrita de fiéis e transmissão online. Na Paróquia Menino Jesus, em Reserva, a bênção dos alimentos, que serão usados na ceia será no estilo drive thru, sábado, das 14 às 16 horas, no estacionamento da igreja. Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Oficinas em Ponta Grossa, a Vigília Pascal se estenderá por toda a madrugada, apenas com a presença de um religioso e agentes da Pastoral da Comunicação.

Na Paróquia São Sebastião/Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Ponta Grossa, às 6 horas da Sexta-Feira Santa, acontece o ‘Ofício das Trevas’, um conjunto de leituras, lamentações, cantos de salmos. Em cada Salmo cantado apaga-se uma vela. Ao final, a igreja fica no escuro e o rosto de Cristo desfigurado é mostrado. As orações duram em torno de uma hora e sempre são realizadas dentro da igreja.

Transmissões

Em Reserva, a Pastoral da Comunicação da Paróquia Menino Jesus mostrará em seu canal do Youtube e página do Facebook as celebrações do Tríduo Pascal e duas missas no Domingo de Páscoa. No domingo, as transmissões serão às 8h30 e 19 horas. ‘’Estamos felizes e dedicados para que as transmissões cheguem com qualidade até o povo de Deus. A mesma imagem transmitida através das redes sociais será também a projetada no telão para os que ocuparão os lugares na parte externa’’, comenta Renata Santiago, participante da Pascom.

Ano passado, quando as celebrações da Semana Santa foram restritas aos sacerdotes, equipes litúrgicas e agentes da Pascom, quase 500 pessoas acompanharam de casa, via internet. Para assistir no Youtube basta procurar youtube.com/ParquiaMeninoJesusReserva e no Facebook digite facebook.com/pmjreserva na barra de busca.