Correio dos Campos

Formação é sucesso até fora da Diocese

Aulas sobre Liturgia atraem gente de Cascavel e Jacarezinho
17 de março de 2021 às 09:34
O diácono Augusto Rota e Luciane Rota foram os assessores do segundo encontro. (Foto: Acervo da Pastoral de Animação Litúrgica)

COM ASSESSORIAS – Formação Diocesana sobre a Santa Missa promovida pela Pastoral de Animação Litúrgica está entrando em sua terceira semana. Realizada via YouTube, a formação já foi acompanhada por cerca de 800 pessoas, nas duas primeiras semanas. O conteúdo do primeiro encontro teve mais de duas mil visualizações. Os participantes, inscritos previamente, são de todas as comunidades da Diocese de Ponta Grossa e até de fora, como da Diocese de Jacarezinho e da Arquidiocese de Cascavel.

“Estamos trabalhando a regra geral, que é o Missal Romano. Tudo o que é trabalhado está na instrução geral, mas quando a pessoa traz uma situação da paróquia nós não conseguimos resolver. Quem resolve é o pároco. Eu deixo bem claro isso, sempre”, informa o coordenador diocesano da Pastoral de Animação Litúrgica, padre Alvaro Luiz Martins Nortok, referindo-se às principais dúvidas que tem surgido ao fim de cada encontro, especialmente, quanto a fuga das regras verificada em algumas paróquias, adeptas ao que o coordenador chamou de ‘criatividade selvagem’. “Acabam criando coisas onde não precisa”, afirma.

De acordo com padre Alvaro, o segundo encontro foi visualizado por 1.054 pessoas, que não só acompanharam ao vivo, às quintas-feiras, a partir das 20 horas, mas também assistem depois no Youtube da Paróquia Santana de Castro. “As interações e perguntas estão boas. Nós selecionamos algumas para o final e assim podemos ser mais didáticos. Mas, estou revendo muitos feedbacks de padres, diáconos, e leigos perguntando sobre a Liturgia da Igreja. Está ficando claro que não estamos entrando em nada particular de paróquias. Mas temos uma visão formativa sobre o rito da Eucaristia”, avalia o coordenador.

”Têm muitas pessoas de comunidade do interior participando por isso até algumas coisas sobre os livros litúrgicos estou usando, lembrando sempre que a ideia central é aprofundar o conhecimento sobre o Rito da Santa Missa com o intuito de celebrar melhor e conhecer a Liturgia da Igreja através dos documentos após a reforma conciliar”, comenta. Neste dia 18, o encontro abordará ‘Liturgia Eucarística’ e ‘Ministérios na Celebração Eucarística’, e, dia 25, ‘Ritos Finais’ e ‘Cantos’. As assessorias estão a cargo do padre Alvaro Nortok, irmã Ana Paula Doloratas, Rafaela Krubniki, Jessika Fabiane, diácono Augusto Rota e Luciane Rota.

Os slides preparados semanalmente são enviados nos grupos e, a cada encontro também há uma orientação e um resumo do dia. Depois de terminada a formação, os vídeos ficarão no canal Liturgia e Canto Diocese de Ponta Grossa. Quem quiser participar ainda pode se inscrever acessando o link https://chat.whatsapp.com/I9NzQtwKac02qryOnUekiW e entrar em um dos três grupos do WhatsApp criados para a formação. Para melhor aproveitamento, os organizadores orientam que sejam vistos os vídeos dos encontros anteriores.