Correio dos Campos

Após quatro dias fechada, Unidade de Pronto Atendimento de Ponta Grossa volta a abrir

UPA Santa Paula fechou na quarta-feira (10), por causa da falta de leitos. Atendimento foi retomado para pacientes com sintomas leves de Covid-19, segundo a prefeitura.
15 de março de 2021 às 14:42
UPA Santa Paula reabriu para casos leves de Covid-19. (Foto: André Salamucha/RPC Ponta Grossa)

Após permanecer quase quatro dias fechada, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, voltou a abrir para novos pacientes, na tarde de domingo (14).

A unidade, que fica no bairro Santa Paula, fechou na quarta-feira (10) por causa da falta de eleitos.

À época, a prefeitura informou que 40 pacientes estavam internados na UPA, que tem capacidade para 20 pessoas.

No domingo, sete pessoas estavam intubadas na UPA e outras 15 estavam em observação.

Conforme a prefeitura, a unidade está atendendo apenas pacientes com sintomas leves de Covid-19, estando indisponível para casos moderados e graves.

Para quadros mais graves da doença, a orientação é que os pacientes procurem por atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Uvaranas, Oficinas e Nova Rússia.

Sem leitos de UTI

Ponta Grossa está com todos os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) reservados para Covid-19 ocupados, na rede pública e privada de saúde.

No Hospital Universitário (HU), a ala registra lotação máxima há 25 dias.

O Hospital Geral Unimed também suspendeu os atendimentos de caráter particular, por causa da ocupação nos leitos, passando a atender somente os pacientes do plano de saúde Unimed ou que tenham contrato com a instituição.

Fonte: G1