Correio dos Campos

Aulas presenciais retornam no dia 05 de abril em Ponta Grossa

Prefeitura tomou decisão de adiar retorno presencial para CMEIs, CEIs conveniados e escolas municipais (até o 5º ano), baseando-se na evolução da pandemia registrada na cidade
9 de março de 2021 às 18:30
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – Seguindo as determinações e orientações dos órgãos responsáveis pelo controle da pandemia de COVID-19, considerando o decreto do Governo do Estado do Paraná e também a avaliação do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do Município, a Prefeitura de Ponta Grossa decidiu adiar o novo retorno às aulas presenciais para a sua rede. A previsão para o retorno das escolas municipais, CMEIs e Centros de Educação Infantil conveniados com a Prefeitura é para o dia 05 de abril.

Na decisão, anunciada pelo Comitê, há necessidade de aliviar a pressão sobre o sistema de saúde, em um momento em que podem haver mudanças no comportamento da pandemia – com a nova variante do Coronavírus causador da Covid-19.

Conforme informou o secretário de Saúde, Rodrigo Manjabosco, a evolução da nova variante do vírus (P1) pode afetar mais as crianças, o que enseja maior cautela. “Ela passa a favorecer a necessidade de internamento de crianças até 10 anos, o que não era comum anteriormente”, alerta.

Segundo a prefeita Elizabeth Schmidt, as novas informações baseiam a tomada de decisão. “Nossa intenção é voltar com segurança e qualquer ação deve ser muito ponderada, com serenidade, dia após dia. Por isso, analisamos os números atuais da pandemia e o cenário, que está em constante modificação. Por este motivo nossa decisão é manter as aulas remotas neste momento”, anunciou a prefeita.

A secretária de Educação, Professora Simone Pereira Neves, ressalta que as decisões sobre retorno das aulas presenciais são sempre tomadas em conjunto. “Nossa rede conhece todos os procedimentos necessários para um retorno seguro. Porém, cada movimento deve ser calculado a cada dia, observando a evolução da pandemia e, principalmente, os dados. Em nosso primeiro retorno, em fevereiro, demonstramos que é possível trabalhar e estudar com segurança em nossas escolas e estaremos prontos para quando isso for possível novamente”, afirma a secretária.

Aulas seguem remotas

Ao longo do mês de março, o trabalho nas escolas e CMEIs seguirá o modelo remoto, com aulas transmitidas pela TV Educativa (canal 58.1) e no canal www.YouTube.com/SMEPontaGrossa. Os pais ou responsáveis pelos alunos devem seguir as orientações das equipes gestoras das escolas ou CMEIs, retirar e entregar as atividades para realização das crianças em casa. Enquanto isso, os professores permanecerão em contato com os alunos para acompanhamento do aprendizado.