Correio dos Campos

EJA segue ativa com aulas online e pela TV

Jovens e adultos que ainda não possuem o Ensino Fundamental podem retomar os estudos de maneira remota na próxima segunda-feira pelo canal no YouTube e pela TV aberta
5 de março de 2021 às 17:28
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – A Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como todas as escolas, paralisou as aulas presenciais por conta da pandemia em abril de 2020. Porém, os adultos que ainda não são alfabetizados ou ainda não possuem o primeiro diploma, do Ensino Fundamental, podem retomar as atividades de maneira remota, pelo canal Aula Paraná no YouTube e também pelo canal Aula Município (28.2) na TV aberta, oferecidos pelo Governo do Estado. Outra opção é o Programa Vem Aprender, realizado pela Secretaria Municipal de Educação na TV Educativa (58.1) e que possui como público prioritário alunos de até 10 anos.

Em Ponta Grossa, a Secretaria Municipal de Educação dá início ao ano letivo remoto para jovens e adultos na próxima segunda-feira (8) às 18h. A EJA convida a todos que não puderam concluir seus estudos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental a participar desta nova etapa. O município de Ponta Grossa é responsável pelos anos iniciais do Ensino Fundamental, inclusive para jovens e adultos. Por se tratar de um curso supletivo, o término depende do desempenho do aluno. O exame ocorre duas vezes durante o ano e não tem custo.

A coordenadora da EJA municipal em Ponta Grossa, professora Edicléia Aparecida Alves dos Santos, acredita que o estudo é algo tão importante para a vida das pessoas que pode abrir novas portas, ampliando seus conhecimentos. “A Educação de Jovens e Adultos é mais uma oportunidade nos chamando para viver novas experiências. Venha conosco viajar nessa aventura. Mesmo que seja online. A hora é agora. Aproveite!”, incentiva.

Após a realização das aulas remotas, o aluno fará uma prova na qual terá acompanhamento e certificação pela Secretaria Municipal de Educação (SME) através do Centro Municipal Professora Helena Kolody – Educação de Jovens e Adultos (CEHELENA) para conquistar o seu primeiro diploma, algo que lhe proporciona novas oportunidades de emprego e de qualificação.

MAIS CHANCES DE EMPREGO

O diploma é essencial para o mundo do trabalho. Adriano Gonsalves, diretor da Agência do Trabalhador, da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), conta que a escolaridade é essencial por conta da exigência dos empregadores a respeito do nível de estudo dos profissionais que eles buscam para compor o seu quadro de colaboradores.

A receita mais próxima do ideal para conseguir um emprego é a junção da escolaridade, capacitação e a experiência profissional. “Atualmente, mais de 90% das vagas de emprego exigem pelo menos o ensino fundamental para os candidatos. Em virtude disso, temos a certeza de que o estudo torna mais acessível o posto de trabalho que se almeja”, explica Adriano.

Para se inscrever na EJA em 2021 e saber mais informações basta entrar em contato com a coordenadora do programa, Edicléia Aparecida Alves dos Santos, pelo telefone (42) 991427772.