Correio dos Campos

SMCSP registra primeira prisão com uso do botão ‘Maria da Penha’

3 de março de 2021 às 17:42
(Foto: Divulgação/GM)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), registrou, na noite de ontem (02), a primeira prisão ocasionada pelo acionamento do botão ‘Maria da Penha’. O equipamento, que teve seus testes iniciados recentemente pelo Município, tem sido utilizado por mulheres com medidas protetivas acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha.

Segundo relatório da Guarda Civil Municipal, a prisão aconteceu na região Central. A vítima solicitou atendimento através do dispositivo após seu marido, que já havia realizado ameaças, adentrar a residência. Diante da situação, ela acionou a GCM, que rapidamente deslocou até o endereço e realizou a prisão do indivíduo.

Para a secretária da SMCSP, Tânia Sviercoski, a situação demonstra o avanço que o Município tem tido na proteção de mulheres em situação de risco, além de evidenciar a importância do uso da tecnologia e a eficiência do sistema, que deve ser ampliado para mais mulheres nos próximos meses. “Uma das nossas grandes preocupações é buscar ferramentas cada vez mais eficientes para serem utilizadas na segurança pública do Município e o botão ‘Maria da Penha’ faz parte desse trabalho. Além de se tratar de uma tecnologia nova e eficiente, o dispositivo também serve como um grande suporte para a ação das nossas equipes na prevenção e combate às situações de violência doméstica”, declara.