Correio dos Campos

Bispo de Ponta Grossa se pronuncia sobre novas determinações do governo do Estado

27 de fevereiro de 2021 às 12:25
(Foto: Cleucimara Santiago)

COM ASSESSORIAS – O bispo da Diocese de Ponta Grossa, dom Sergio Arthur Braschi, depois de ter recebido do governo do Estado as novas determinações constantes na Resolução 221/2021, que dispõe sobre as medidas de prevenção, monitoramento e controle da COVID 19 nas instituições religiosas, alerta para a necessidade, prevista no artigo III da Resolução, de se observar a ocupação máxima de 15% das igrejas.

“Deve ser calculada a possibilidade das igrejas, e, considerar se não é melhor fazer apenas a transmissão online das celebrações, deste final de semana, dia 28 de fevereiro, e do próximo, 7 de março. Até o dia 8 de março essas normas persistem, até se ter uma melhora na situação, que é gravíssima. Veremos depois se haverá alguma alteração”, orienta dom Sergio.

O bispo exemplifica, citando que em uma igreja que tem lugar para 200 pessoas, o permitido será de 30 pessoas, no total, contando equipe de celebração, padre e quem concelebra. Foram canceladas várias crismas e outras celebrações terão de ser remanejadas. “Em sinal de solidariedade com todos os paranaenses que estão neste momento hospitalizados, famílias sofrendo, e, também, sinalizando a toda a sociedade a seriedade do momento grave que vivemos, a Igreja Católica aconselha às paróquias a permanecerem fechadas e fazerem as celebrações apenas online, nesses próximos fins de semana”, enfatiza dom Sergio.