Correio dos Campos

ACIPG obtém certificação máxima de gestão

27 de janeiro de 2021 às 18:17
(Foto: Divulgação/ACIPG)

COM ASSESSORIAS – A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) obteve a classificação máxima do Programa de Certificação de Gestão da FACIAP (PCGF). Na última terça-feira (26) foi realizada a cerimônia – virtual – de reconhecimento do trabalho feito pelas associações da região, e a ACIPG obteve a certificação ‘ouro’, cumprindo quase a totalidade metas estabelecidas pelo programa.

O Programa de Certificação da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP) verifica o desempenho das entidades, o cumprimento de metas e execuções de projetos, avaliando pilares estratégicos do sistema associativista: pessoas; processos internos; finanças; clientes; cultura associativista; desenvolvimento local; benéficos ofertados aos associados.

A ACIPG atingiu a pontuação histórica de 297 pontos de um máximo de 300 nas metas estabelecidas pelo PCGF, realizando ações como elaboração de plano de desenvolvimento dos conselhos, execução de cronograma, transparência financeira, pesquisa com clientes a fim de desenvolver ações que atendam associados, atualização do controle de gestão, rodada de negócios, PDE (câmara de desenvolvimento em bairros, núcleos multissetoriais), entre outras. “Este momento de network, que nos leva à interação, este é o nosso produto, temos que praticar. Este ambiente proporcionou vivermos o associativismo com outras entidades, fica o nosso agradecimento pela implementação do programa”, comentou o gerente institucional da ACIPG, Gilmar Denck, durante a cerimônia de certificação.

Para a FACIAP, o PCGF tem como objetivo melhorar a gestão das entidades e que associações e associados saiam beneficiados com o programa. “O objetivo final é que se atinjam boas práticas de gestão. A associação deve gerar benefícios para o associado, e ao atingir estas metas, demais áreas são afetadas positivamente. A entidade deve transmitir o ganho financeiro para o associado, geração de oportunidade de negócios, e valorização do relacionamento entre associados. São diretrizes para que a entidade consiga se desenvolver e se mantenha sustentável dentro do ambiente de negócios”, explicou Flávio Moretti, consultor da FACIAP.

Além da ACIPG, outras associações dos Campos Gerais também receberam seus certificados e foram informados de suas pontuações no PCGF em 2020. “Parabéns às associações comerciais, fico muito feliz com todas, que em um ano difícil, conseguiram estes resultados, é algo fantástico. Parabéns a todos, são vencedores. Esse resultado se deve ao trabalho dos executivos das associações, fico feliz em ver esse desenvolvimento”, finalizou Lino Cesar Castanho Lopes, presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro do Paraná (CACICPAR).