Correio dos Campos

Procon orienta consumidores sobre cuidados na Black Friday

24 de novembro de 2020 às 17:54
(Foto: Geraldo Bubniak/ANPr)

COM ASSESSORIAS – O Procon da Prefeitura de Ponta Grossa, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), divulgou, na tarde de hoje (24), orientações a serem observadas pelos consumidores durante a realização da Black Friday no próximo dia 27.

De acordo com o Procon PG, por se tratar de uma data aguardada pelos consumidores é importante que os cidadãos redobrem a atenção como forma de prevenção a golpes e eventuais transtornos.

Entre as principais medidas, o Procon reforça a importância da pesquisa antecipada de preços, seja por sites de busca ou diretamente nas lojas como forma de garantir que o produto adquirido contará com desconto real.

Outra dica é relacionada à segurança dos sites.

Segundo o órgão, os consumidores devem conferir se o site é verificado – possui cadeado na barra de endereço – e quais são as possibilidades de pagamento disponíveis. Além disso, é importante reforçar o cuidado com sites com endereços que oferecem como opção de pagamento somente transferências, depósitos ou boletos e não disponibilizam a opção de utilização do cartão de crédito. Isso porque, quando não há a utilização do cartão de crédito, os requisitos de segurança são menores, o que torna mais difícil a identificação dos responsáveis e tentativa de execução de procedimentos para resssarcimento aos consumidores.

Ainda sobre essa situação, o Procon ressalta que, caso haja dificuldade no pagamento pela loja online e o vendedor ofereça a possibilidade de pagamento fora da plataforma, que o consumidor não o faça.

Confira algumas dicas do Procon PG para a hora da compra:

• Verifique as condições de venda, garantia e quais os critérios para troca e reparo do produto
• Pesquise os valores antecipadamente ou utilize mecanismos de comparação histórica;
• Fique atento ao domínio do site escolhido para a compra. Páginas falsas podem possuir endereços muito parecidos com os domínios oficiais;
• Busque sempre o ícone do cadeado na barra de endereços. Ele demonstra que a página é segura;
• Domínios https possuem criptografia avançada, o que dificulta a invasão e o vazamento de dados;
• Fique atento às formas de pagamento;
• Adquira os produtos de forma consciente;
• Desconfie de valores muito baixos.

Direito de arrependimento

Outra dica importante do Procon Ponta Grossa diz respeito ao direito de arrependimento dos consumidores quando a compra é realizada fora do estabelecimento comercial. Segundo o órgão, mesmo após efetuada a compra e recebido o produto, o consumidor tem até sete dias para desistir da aquisição e devolver a mercadoria, desde que sem utilização, ao fornecedor.

Serviço

Caso o consumidor queira fazer uma reclamação ou denúncia, o Procon Ponta Grossa disponibiliza a plataforma www.consumidor.gov.br, além da possibilidade de atendimento na sede do Procon na Rua Balduíno Taques, n. 445, mediante agendamento prévio através do fone (42) 3220-1045.