Correio dos Campos

13ª edição da Semana de Oficinas Pedagógicas da UniSecal supera todas as expectativas

Foram 600 inscrições para as oficinas, que pela primeira vez aconteceram de maneira remota por conta da pandemia da covid-19
6 de novembro de 2020 às 15:07
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Semana de Oficinas Pedagógicas da UniSecal (Seops) sempre agitou os corredores da Instituição, ora com a movimentação dos alunos trabalhando na decoração, ora com os visitantes procurando as salas. Mas, neste ano, ela precisou ser reinventada para que mesmo com todas as medidas de distanciamento necessárias, as estudantes do último período do curso de Pedagogia pudessem apresentar seus trabalhos. Na última semana, de 26 a 30 de outubro, aconteceu a XIII edição do evento, a primeira transmitida pela internet.

Se por um lado a pandemia não permitiu um evento presencial, por outro a transmissão on-line possibilitou que mais pessoas pudessem acompanhar. Em todos os dias as inscrições atingiram o limite de 120 pessoas, somando um total de 600 inscritos na semana.

A acadêmica Vitoria Caroline Maciel integrou a oficina ‘Astroteca – A brincadeira no universo’, realizada na terça-feira, 27 de outubro. Durante 3h, as alunas apresentaram, de forma lúdica e concreta, informações e curiosidades sobre o Sistema Solar. E sempre tinha alguém da equipe acompanhando a participação do público pela plataforma Google Meet. “Foi além do que esperávamos e imaginávamos, principalmente a interação do público que foi bem presente no decorrer da oficina”, relembra Maciel.

Na oficina ‘Arteiro – O Mundo do pequeno Artesão’, a interação simultânea também gerou expectativas nas alunas, assim como outros detalhes da transmissão on-line, como explica a estudante Eduarda Rafaela de Camargo. “Ficamos apreensivas por conta do tempo, da filmagem e vários outros aspectos. Mas com o apoio das professoras e do pessoal da faculdade, que nos passou uma segurança, tudo deu certo. Tivemos um maravilhoso retorno de quem participou. A interação ocorreu e muitos participaram das atividades ali, em tempo real. Isso foi incrível!”, conta a futura pedagoga.

O encerramento da ‘Semana’ foi com a oficina ‘Mexendo a Cuca’, que optou por gravar a atividade de uma cozinha. Durante a transmissão, quem estava assistindo aprendeu a fazer panqueca de banana, salada de pote, sanduíche de frango e suco detox. De acordo com a estudante Aline Aparecida Gonçalves Vidotto, a atividade diante da câmera aumentou a ansiedade, mas o resultado foi positivo. “Com toda certeza essa experiência nunca será esquecida, cada detalhe a ser superado foi um degrau para que pudéssemos dar nosso melhor e nos superar perante as dificuldades ali presentes”, relata Vidotto.

Coordenação

A novidade também foi um desafio para a professora que orientava as alunas na parte prática, tanto do ensino quanto na utilização dos recursos tecnológicos disponíveis. “Sendo diferente do presencial foi necessário repensar todos os detalhes. Um desafio para mim e para as acadêmicas que abraçaram a proposta e se saíram muito bem. Claro que tivemos dificuldades, principalmente a questão de adaptação à tecnologia, mas, à medida que foram passando os dias, cada vez mais elas foram observando as colegas e sanando as dificuldades que apareceram ali, sem falar do apoio que recebemos da equipe da UniSecal e da coordenação”, explica a professora da disciplina de Estágio, Esp. Rosangela Martins Silveira.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia, Ma. Perla Cristiane Enviy, enfrentar o medo do novo e ter ousadia foram fundamentais para que a Semana fosse realizada com êxito. “Ver o brilho nos olhos das nossas acadêmicas nos olhando, comemorando o sucesso de cada noite era indescritível. E esse sucesso foi resultado da coragem e trabalho de cada um que estava ali. O que parecia impossível se tornou real e foi fantástico. Aprendemos uns com os outros e com isso ficamos mais fortes. Isso é trabalho de equipe, só assim nosso propósito foi alcançado”, aponta Enviy.

A Semana de Oficinas Pedagógicas da UniSecal (Seops) é um evento que tem como objetivo ser um espaço de construção de aprendizagens significativas no processo de formação dos futuros professores. As atividades pedagógicas fazem parte da disciplina ‘Estágio Supervisionado – Formação Docente’. Essa foi a 13ª edição da Seops.