Correio dos Campos

Samu comemora 15 anos com premiação aos servidores

Programação de aniversário acontece e 9 e 13 de novembro
28 de outubro de 2020 às 17:32
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – No mês de novembro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) comemora 15 anos de funcionamento em Ponta Grossa. Para comemorar a data, uma entrega de medalhas será realizada, na quarta-feira (11), às 13h30, aos servidores com mais de dez anos de trabalho. A solenidade será na sede do Samu na rua Coronel Dulcídio, n° 30.

O Serviço de Atendimento está ativo desde o dia 9 de novembro de 2005 na cidade. Ao longo dos anos, cerca de 600 mil atendimentos foram feitos à população. A frota atualmente é composta por cinco ambulâncias básicas, duas avançadas e um helicóptero. É o Samu também responsável por toda a Central de Regulação Médica dos Campos Gerais, atendendo a todas as chamadas do 192. Neste ano, a regulação passou a atender as solicitações de municípios da 3ª, 4ª e 21ª Regionais de Saúde, através da adesão ao consórcio do Samu Regional.

Em 2020, há uma média de 4 mil atendimentos realizados mensalmente pelo Samu. O serviço recebe cerca de 140 ligações diárias para atender situações de mal-estar, crises convulsivas, surtos psicóticos, acidentes, transferências interhospitalares, quedas, paradas cardiorrespiratórias e diversos outros tipos de urgência e emergência.

Com uma equipe de cerca de 150 funcionários, o Samu possui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, socorristas, auxiliares de enfermagem, condutores socorristas, telefonistas, rádio operador, assistentes administrativos, zeladores e estagiários em seu quadro funcional. Para celebrar os 15 anos de existência do serviço e valorizar os servidores, ações internas envolvendo os profissionais serão desenvolvidas entre 9 e 13 de novembro.

Conforme a médica e diretora do Samu, Adriana Pacholok, o trabalho realizado pelos profissionais visa proporcionar o atendimento mais adequado e rápido para qualquer cidadão.

“Independente do poder aquisitivo do indivíduo, em momentos de necessidade, telefonar para o 192, é geralmente o pensamento primário de qualquer cidadão, pensando sempre no atendimento mais rápido possível. E, para nós, que trabalhamos no Samu, cada ocorrência é tratada como uma pessoa da família que estivesse na situação. Nós nos deparamos diariamente, não só com a ansiedade das pessoas diante das ocorrências, mas com a nossa própria ansiedade de fazer o melhor. No Samu precisamos manter o controle emocional, agilidade de raciocínio, decisão assertiva e imediata e respeito com o outro em todas os atendimentos”, destaca Adriana.