Correio dos Campos

Evento tradicional da UniSecal inicia hoje (26) com oficinas totalmente on-line

26 de outubro de 2020 às 14:52
(Foto: Divulgação/UniSecal)

COM ASSESSORIAS – De 26 a 30 de outubro, o curso de Pedagogia da UniSecal promove a ‘XIII Semana de Oficinas Pedagógicas da UniSecal (Seops 2020)’. O evento tem como objetivo ser um espaço de construção de aprendizagens significativas no processo de formação dos futuros professores e pela primeira vez, por conta da pandemia da covid-19, será apresentado em formato on-line.

As atividades pedagógicas fazem parte da disciplina ‘Estágio Supervisionado – Formação Docente’ e do calendário acadêmico do curso. Serão cinco oficinas com seis acadêmicas cada, todas alunas do último período da graduação em Pedagogia da UniSecal.

Com temas preestabelecidos, as estudantes ficaram responsáveis pela pesquisa, construção e execução das oficinas. Durante o evento, os ouvintes poderão interagir, ao vivo, com as atividades realizadas pelas alunas.

Criatividade

Sem a possibilidade de realizar as oficinas presencialmente por conta da pandemia do novo coronavírus, as estudantes precisaram pensar em novas formas de apresentar o tema, aliando criatividade e tecnologia.

O grupo que abre a Seops, ‘Quem Canta Seus Males Espanta’, tratará da importância da musicalização no desenvolvimento das crianças, tema amplamente pesquisado pelas alunas. “Estamos nos preparando desde o início do semestre, fizemos um trabalho teórico antes e depois começamos a pensar em como faríamos a oficina”, explica a acadêmica Paola Mendes Doim.

No evento de hoje, 26 de outubro, às 19h, as futuras professoras apresentarão brincadeiras cantadas, sonorização de histórias, jogos musicais, entre outras atividades. Para superar a ansiedade de se apresentar diante das câmeras, elas têm buscado treinar em casa. “Cada uma falará um pouco. Estamos ensaiando, mas, por ser o primeiro grupo e com vídeo, a gente fica um pouco nervosa”, comenta Doim.

A equipe da Ana Paula de Godoi ficou responsável pela oficina ‘Astroteca – a brincadeira no Universo’, que acontece nesta terça-feira, 27 de outubro, às 19h. “Falaremos sobre o universo. Será feito um foguete, terá contação de histórias e músicas também”, explica a acadêmica. As integrantes planejam usar a tecnologia de chroma key para ilustrar o tema.

Inscrições e programação

As oficinas estão abertas para toda a comunidade, mas com número limitado de vagas. Para conferir toda a programação ou se inscrever clique no link (https://unisecal.edu.br/seops2020/). Os participantes receberão certificação de 4h.