Correio dos Campos

UEPG é destaque no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

22 de outubro de 2020 às 14:33
(Foto: Aline Jasper)

Três cursos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) receberam nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade – 2019). Os resultados foram publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação. O Enade faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de graduação em relação às diretrizes curriculares.

Os cursos que receberam o conceito ‘5’ foram: Agronomia, Farmácia e Engenharia Civil. A UEPG registra ainda o desempenho dos cursos de Odontologia, Zootecnia, Engenharia de Alimentos, Enfermagem, Educação Física (bacharelado) e Medicina, que obtiveram o conceito ‘4’. Para o reitor da universidade, Miguel Sanches Neto, “a performance no Enade reflete um trabalho conjunto de professores, técnicos e estudantes em prol da qualidade de ensino, que é marca histórica da instituição nesses 50 anos. O resultado eleva ainda mais o nome da UEPG e do ensino público brasileiro, o que muito nos orgulha”.

Conforme explica a Diretora de Avaliação Institucional, Raquel Abdallah da Rocha Oliveira, os estudantes foram avaliados por três instrumentos, sendo dois questionários e uma prova. “A aplicação do questionário do estudante visa compor o perfil dos acadêmicos, integrando informações do seu contexto às suas percepções sobre a Instituição de Ensino Superior. Já a prova apresenta um componente de avaliação da formação geral, comum a todos os cursos e um componente específico de cada área”, conta.

O relatório do Enade traz a comparação do desempenho dos alunos dos cursos da UEPG com os demais concluintes no Brasil. “Todos os 10 cursos de graduação da UEPG, avaliados no ENADE de 2019, apresentaram desempenho superior à média nacional”, ressalta a Diretora de Avaliação Institucional.

Fonte: UEPG