Correio dos Campos

UniSecal firma parceria com o TRE e torna-se ‘Amiga da Justiça Eleitoral’

Projeto prevê concessão de horas extracurriculares para acadêmicos que trabalharem voluntariamente nas eleições deste ano
8 de outubro de 2020 às 15:44
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) é reconhecido como uma Instituição de Ensino Superior (IES) com responsabilidade social. Nesse sentido e por acreditar na importância de educar para a cidadania, firmou uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) para integrar o ‘Projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral’. Até o momento da publicação desta notícia, a UniSecal é a única IES 100% ponta-grossense a integrar o programa.

A parceria consiste na participação voluntária de acadêmicos nas eleições municipais deste ano. De acordo com o TRE, a iniciativa promove troca de experiências, interação e conhecimento sobre o funcionamento da Justiça Eleitoral. Além disso, é uma forma efetiva de se garantir a cidadania e fortalecer a democracia.

Formação transformadora

Proporcionar uma formação diferenciada ao estudante por meio de experiências sociais práticas é um cuidado presente no ensino da UniSecal. A missão da Instituição é transformar pessoas, o que passa pelo desenvolvimento do pensamento crítico, aspectos éticos e responsabilidade social.

Assim, tornar-se ‘Amiga da Justiça Eleitoral’ é mais uma forma de levar conhecimento e aprimorar valores cidadãos nos alunos, como explica a Reitora do Centro Universitário, Isaura de Andrade Aguiar. “Eu acredito que educar para a cidadania permeia todas as formas de ensino das nossas vidas. Em casa, na rua, na escola ou no ensino superior. Precisamos ter um pensamento dentro do contexto que estamos inseridos. Na Instituição, o aluno não é formatado e sim incentivado a formar sua própria opinião”, comenta Aguiar.

Papel cidadão e atividade extracurricular

A parceria com o TRE/PR prevê a concessão de 60h extracurriculares aos acadêmicos que exercerem a função de mesários nos dois turnos das Eleições 2020, ou 30h caso aconteça somente um turno. Os participantes terão treinamentos fornecidos pela Justiça Eleitoral.

O TRE/PR destaca algumas vantagens de ser um voluntário:

– Ato de cidadania: contribuir para o processo eleitoral democrático;

– Aprendizado: aquisição de novos conhecimentos;

– Dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral;

– Auxílio-alimentação para o dia da eleição;

– Créditos em disciplinas de cursos em Instituições de Ensino Superior, se conveniadas com os tribunais regionais eleitorais;

– Vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral, quando expresso no edital;

– Vantagem de desempate em outros concursos públicos, se houver previsão em edital;

– Isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados pelo Poder Público Estadual, de acordo com a Lei 19196/2017, dependendo da regulamentação expedida pela instituição promotora do concurso.

As inscrições para atuar como mesário voluntário são realizadas de maneira on-line. Posteriormente, os cadastros são analisados pelo Cartório Eleitoral e havendo vaga e não existindo impedimento, o solicitante poderá ser convocado.

Mais informações sobre o ‘Projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral’, que conta com o apoio da Secretaria de Educação do Estado do Paraná e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), no site do TRE/PR (https://www.tre-pr.jus.br/eleitor/mesario-voluntario/universidade-amiga-da-justica-eleitoral).