Correio dos Campos

Pequenos eventos retornam em Ponta Grossa

Decreto municipal traz orientações para as atividades na cidade
7 de outubro de 2020 às 14:38
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Aos poucos, o setor de eventos de todo o país começa a retornar as suas atividades, que estão paralisadas desde o início da pandemia de Covid-19 no país. São pequenas reuniões, encontros e outras atividades com vários protocolos de segurança, como é o caso de Ponta Grossa que a partir da segunda-feira (5) iniciou a sua retomada.

O decreto traz três etapas de retomada em um período de 30, 60 e 90 dias, todos com orientações de capacidade e tempo de público em um mesmo espaço. “O setor de eventos é o mais prejudicado desde o início da pandemia e essa retomada é essencial para a atividade das empresas de nossa cidade”, enfatiza a presidente do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, Thaís Pius.

Marcelo Amaral, gerente do Convention, comenta que ainda há atividades adiada para os meses de novembro e dezembro e agora podem acontecer. “Há alguns organizadores que optaram por adiar e com essa mudança este gestor poderá manter o calendário da atividade, o que é um alívio para a empresa, funcionários e, claro, a nossa economia”.

Para o Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais o decreto é um importante passo. “Hoje os hotéis com espaço para eventos estão ociosos e os custos de manter essa área e colaboradores ainda existem, por isso essa retomada em nossa cidade é essencial”, enfatiza o presidente Daniel Wagner.

Como vai funcionar:

· Até 30 dias: lotação de até 30% da capacidade total de público no ambiente do evento com no máximo 50 pessoas e duração de 2 horas;

· Até 60 dias: lotação de até 30% da capacidade total de público no ambiente do evento, com no máximo 100 pessoas e duração de até três horas;

· Até 90 dias: lotação de até 50% da capacidade total de público no ambiente do evento, com no máximo 250 pessoas e duração de até três horas.

Mais regras para eventos na cidade:

· Só será permitida a entrada de pessoas com idades entre 15 e 60 anos;

· Para entrar no evento, será necessário medir temperatura corporal, ficando impedido o acesso de quem tiver mais e 37,8ºC ou sintomas gripais;

· Proibido o compartilhamento de itens de uso pessoal, como copos e talheres;

· Obrigatório o uso de máscaras a todo momento, com exceção para o consumo de alimentos e bebidas;

· A organização do evento deverá registrar a lista de convidados, com informações de nome, endereço e telefone de contato;

· É proibido o contato físico entre pessoas que não moram na mesma casa;

· Os ambientes terão que ser higienizados antes dos eventos e materiais como talheres, guardanapos e copos devem ser embalados individualmente;

· Nos casos de eventos com buffet, é preciso distanciamento de 1,50m nas filas, além de disponibilização de luvas para usar talheres comuns, como conchas e escumadeiras;

· Os ambientes terão que ter tapetes sanitizantes e álcool em gel;

· Playgrounds e espaços para crianças devem ser interditados;

· No caso de shows e eventos com ingressos pagos, é obrigatória a marcação de lugares, com distância mínima de dois metros entre as cadeiras.

Situação do setor

Segundo dados do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, mais de R$200 milhões deixaram de circular na região dos Campos Gerais somente com as grandes atividades canceladas, como a Agroleite, Expoleite e Feira Paraná. E há prejuízo superior a R$100 mil nas empresas organizadoras de eventos em Ponta Grossa ou com espaços para locação, conforme pesquisa interna feita em julho.

A maioria dos eventos cadastrados na agenda do Convention foram cancelados e aqueles que se mantiveram serão online ou acontecem presencialmente entre novembro e dezembro, período considerado de baixa na pandemia.

Mais informações sobre o impacto do Covid-19 no turismo da região estão disponíveis no site www.pontagrossacvb.com.br/covid19.