Correio dos Campos

Professor da UniSecal conversa com autoridades em II Guerra Mundial nesta quinta (24)

Encontro é organizado pela Editora Grua e servirá como anúncio da reimpressão do livro "Sujos, barbudos e fatigados"
24 de setembro de 2020 às 15:01
(Foto: Divulgação/UniSecal)

COM ASSESSORIAS – O professor e coordenador do curso de Jornalismo da UniSecal, Dr. Helton Costa, participará de uma transmissão ao vivo pela internet nesta quinta-feira, 24 de setembro, às 19h30, com o tema “Os soldados brasileiros na II Guerra Mundial”. O evento é aberto ao público e acontecerá via plataforma digital Google Meet.

O encontro é organizado pela Editora Grua e servirá como anúncio da reimpressão do livro “Barbudos, Sujos e Fatigados”, obra do escritor paulista César Campiani Maximiano, autoridade no assunto no Brasil. Além dos pesquisadores – César e Helton -, o terceiro participante do evento é o historiador Wilson de Oliveira Neto, de Santa Catarina. Doutor em comunicação e Cultura, ele também desenvolve pesquisas sobre a História Militar.

Obra

O livro ‘Barbudos, Sujos e Fatigados: Soldados Brasileiros na Segunda Guerra Mundial’ é resultado de um longo trabalho de pesquisa de entrevistas, análise documental e visitas. De acordo com o resumo da obra, Maximiano retrata quem eram os soldados brasileiros, como foram treinados, o dia a dia no combate, ou seja, é a “Guerra vista dos olhos de quem esteve lá, na linha de frente”. Sua primeira publicação foi em 2010.

Coordenador de Jornalismo

Helton é doutor em Comunicação e Linguagens, com estágio pós-doutoral em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). O professor da UniSecal também é autor dos livros “Confissões do front: soldados do Mato Grosso do Sul na II Guerra Mundial” (Arandu, 2013) e “Crônicas de sangue: jornalistas brasileiros na II Guerra Mundial” (Clube de Autores, 2019).

Serviço

Live: Os soldados brasileiros na II Guerra Mundial;

Dia: 24 de setembro;

Horário: 19h30;

Local: Google Meet (https://meet.google.com/uru-pjnq-ntv).