Correio dos Campos

Construção do novo IML de Ponta Grossa dá mais um passo nesta quarta-feira

23 de setembro de 2020 às 15:58
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Na manhã desta quarta-feira (23), foi dado mais um passo para solucionar um problema crônico nos Campos Gerais com a construção do novo Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Grossa. Reunidos em Curitiba com o secretário da Segurança Pública, Coronel Marinho, os deputados estaduais Hussein Bakri (PSD) e Rodrigo Estacho (PV) debateram os custos da obra e os detalhes do projeto do novo prédio, que ficará ao lado do Hospital Regional Universitário, num terreno cedido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A reunião também contou com a participação do reitor da instituição, professor Miguel Sanches Neto.

“Hoje, o IML funciona de forma improvisada e é mais do que urgente darmos uma solução definitiva para essa questão. Até porque envolve um momento difícil para as famílias que perderam um ente querido, um momento em que é preciso garantir dignidade a todos. Por isso, fiz questão de me somar ao deputado Estacho nessa luta, que vai beneficiar mais de 30 municípios dos Campos Gerais com as instalações mais modernas do Estado”, afirmou Hussein Bakri. O deputado é Líder do Governo na Assembleia Legislativa e o parlamentar indicado pelo prefeito Marcelo Rangel (PSDB) para representar Ponta Grossa junto ao Executivo estadual.

Além do IML, o novo prédio que será erguido com recursos da Secretaria de Segurança Pública vai abrigar o Serviço de Verificação de Óbitos de Ponta Grossa e o Centro de Estudos Anatômicos da UEPG. Isso vai permitir um salto pedagógico importante para a universidade e para o HU, abrindo a possibilidade para novas ações e cursos multiprofissionais na área da saúde.

“Todos os envolvidos sabem que não foi um processo fácil. Aliás, se fosse fácil, há muito tempo a situação do IML de Ponta Grossa já teria sido resolvida. Mas, graças a esse trabalho conjunto entre o Governo, a Assembleia e a UEPG, avançamos muito para a solução dessa demanda tão importante para a comunidade”, destacou o deputado Rodrigo Estacho.