Correio dos Campos

48º Fenata abre inscrições para novo formato amanhã (21)

20 de agosto de 2020 às 15:17
(Foto: Divulgação/UEPG)

A Universidade Estadual de Ponta Grossa abre as inscrições para o 48º Festival Nacional de Teatro (Fenata) nesta sexta-feira (21). Em razão da pandemia, o tradicional festival promove um concurso de textos dramatúrgicos. Serão selecionados sete textos, os quais serão premiados com R$ 3,4 mil cada. Os roteiros farão parte de coletânea a ser publicada pela UEPG.

O Fenata é o festival de teatro ininterrupto mais antigo do Brasil e em sua 48º edição carregará o subtítulo “A cena dramatúrgica brasileira”. Organizado pela Divisão de Assuntos Culturais da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (PROEX) e pela Fundação de Apoio à UEPG (FAUEPG), o festival conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura – Pronac.

Para a pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais, Cloris Grden, o formato excepcional mantém a tradição ininterrupta do Fenata e valoriza o papel dos dramaturgos. “A proposta oportuniza a valorização dos dramaturgos de diversos estados do país, possibilitando uma representatividade nacional e um mapeamento das tendências, das pesquisas, dos caminhos e da evolução do próprio fazer teatral”, ressalta Grden.

“Será um momento marcante na universidade, estaremos trazendo a reflexão do teatro de uma outra forma”, considera a diretora de Assuntos Culturais da Proex, Sandra Borsoi. “Esse novo formato é uma preocupação da universidade com o fazer artístico teatral”, continua. “A UEPG tem um papel importante na comunidade, o Fenata não vai deixar de acontecer”, complementa Borsoi.

Uma banca composta por três profissionais do teatro selecionará três dramaturgias nacionais, duas estaduais e duas dos Campos Gerais. Os textos vencedores integrarão o livro “A Cena Dramatúrgica Brasileira”, que marca o festival. Após a premiação, a UEPG realizará uma live em que os curadores comentarão sobre os textos selecionados.

O regulamento e mais informações podem ser acessadas aqui. As inscrições continuam abertas até 02 de outubro e a seleção final será divulgada em novembro. O 48º Fenata também terá contação de histórias e palestras com figuras do cenário teatral.

Fonte: UEPG