Fundação de Cultura expõe painéis de poesias no SESC Estação Saudade

IMPRENSA/Ponta Grossa – Quem estiver passando pela plataforma do SESC Estação Saudade poderá apreciar textos literários de autores paranaenses, com destaque para os escritores ponta-grossenses. A ação poética reúne 11 painéis produzidos pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), como forma de valorização dos artistas locais.
O público poderá conhecer poesias de Isadora Ortiz de Camargo, Miguel Sanches Neto, Helena Kolody, Elioenai Padilha Ferreira, Fernando Bertani Gomes, Paulo Leminski, Ana Carolina Gilgen e Kleber Bordinhão. Os materiais estão dispostos nos totens da plataforma e também dentro da unidade. Boa parte dos textos foram selecionados no Concurso Totens Culturais. A primeira exibição dos painéis aconteceu durante o VII Festival Literário dos Campos Gerais (Flicampos), em 2018, quando eles foram expostos nos postes do Calçadão. Depois, passaram pela Biblioteca Pública Municipal e agora chegam ao SESC Estação Saudade. “Nosso objetivo é que cada vez mais pessoas tenham acesso a essas produções literárias que valorizam os escritores paranaenses, colocando poesia no nosso dia-a-dia tão corrido”, destaca Eduardo Godoy, diretor do Departamento de Cultura da FMC.
De acordo com a gerente executiva da unidade, Mônica Diniz, a parceria com a Fundação Municipal de Cultura resultou em uma bela exposição. “A plataforma, que continua sendo um lugar de encontros, de chegadas e partidas, agora também dialoga com os cidadãos que por ali transitam, por meio da exposição de poesias. As poesias nos totens destacam a identidade ponta-grossense que se fortalece neste espaço, revelando nossas expressões e sentimentos. Estar na Estação, ou por ali passar, permite viver momentos históricos e explorar experiências”, conta Mônica.