Correio dos Campos

PG é a única das cinco principais cidades do Paraná com saldo positivo de emprego em 2020

No acumulado do ano, foram criadas 260 novas oportunidades de emprego
28 de julho de 2020 às 18:05
(Foto: Divulgação)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Entre os cinco maiores municípios do Paraná, Ponta Grossa registrou os melhores índices de empregabilidade tanto no mês de junho quanto no acumulado dos seis primeiros meses de 2020, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta terça-feira (28).

Com saldo positivo de 450 contratações no último mês, considerando 2.480 admissões e 2.030 desligamentos no período, o resultado coloca Ponta Grossa à frente de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel no saldo de contratações.

O bom desempenho também foi registrado no balanço do primeiro semestre, mesmo diante da crise decorrente do novo coronavírus e que gerou impacto na prospecção e manutenção das vagas no mercado de trabalho. De janeiro a junho de 2020, o saldo de empregos em Ponta Grossa ficou em +260, resultado das 17.209 contratações e 16.949, o que colocou o Município como o único dos cinco maiores do Estado com saldo positivo.

“É muito importante ver Ponta Grossa com destaque na geração de emprego diante das maiores cidades do Paraná. Somente no mês de junho, o Estado obteve saldo de 2.819 empregos e nossa cidade foi responsável por 450 destes postos positivos de emprego, um resultado significativo e muito relevante”, explicou o diretor da Agência do Trabalhador, Jhon Elvis Ramalho.

No órgão municipal que promove a captação de vagas de emprego e encaminhamentos, o primeiro semestre também foi de bons índices de empregabilidade. No período, foram colocados no mercado de trabalho 1.319 profissional por intermédio da Agência do Trabalhador, somente onze trabalhadores a menos que nos seis primeiros meses do ano passado.

Para o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro, o resultado vai ao encontro de todo o trabalho realizado na captação de novas oportunidades de emprego na cidade e, também, na manutenção das vagas já adquiridas, para que o maior número de pessoas esteja trabalhando e com a carteira assinada.