Correio dos Campos

Prefeito Marcelo recebe faixa e placa de ‘Amigo da Criança’

Faixa e placa comemorativa foram enviadas pela Fundação Abrinq, em virtude das práticas em benefício de crianças e adolescentes. Entrega foi feita pela secretária de Educação, professora Esméria Saveli.
22 de julho de 2020 às 18:22
(Foto: Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel Cruz de Oliveira, foi oficialmente reconhecido como “Prefeito Amigo da Criança” pela Fundação Abrinq. Nesta quarta (22) ele recebeu em seu gabinete, das mãos da secretária de Educação, professora Esméria Saveli, a faixa e a placa de reconhecimento, oferecidas pela Fundação. Somente 125 prefeitos de todo o país receberam o reconhecimento – oito deles no Paraná.

Em virtude da pandemia, não foi possível realizar um evento solene em reconhecimento às ações em benefício das crianças e adolescentes praticadas pela Prefeitura, segundo a secretária Esméria Saveli. “Esta foi uma conquista muito importante que mereceria um grande evento, mas infelizmente não é possível fazer neste momento. Este não é qualquer reconhecimento. É muito justo porque o prefeito Marcelo teve avaliadas positivamente várias frentes de sua gestão em benefício das crianças, especialmente na área da Educação”, afirmou Esméria.

Entre as ações, foram investigadas e levadas em consideração ações como a Educação Integral e demais políticas voltadas para a Infância, além de outras na área de Assistência Social, na gestão 2017-2020, comenta a secretária.

Para o prefeito, trata-se de um dos mais importantes reconhecimentos de sua gestão, extensiva a todos os professores e profissionais da Assistência Social. “Ele demonstra para todos que Ponta Grossa desenvolveu nesta gestão um trabalho de excelência voltado para a infância e a adolescência. Uma honra sem tamanho, especialmente porque evidencia o imenso trabalho que fizemos pela Educação de nossas crianças e adolescentes. Dentre todas as obras, esta sem dúvida é a mais importante que nós deixamos”, afirmou o prefeito.

Entre as ações destacadas pelo Município para a Fundação Abrinq também estão:

– Fortalecimento dos Conselhos: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Atuação do Conselho de Segurança Alimentar, Alimentação Escolar, Comitê de Investigação de Óbitos.

– Atuação Intersetorial: trabalhos articulados entre as Secretarias envolvidas: Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura e Esporte.

– Revisão e Institucionalização do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente 2017/2026 – Aprovado pela Câmara Municipal.

– Investimentos maciços na Educação: Educação em período Integral e novos Centros Municipais de Educação Infantil.

AMIGO DA CRIANÇA

No início de cada mandato, a Fundação Abrinq mobiliza gestores municipais a assumirem o compromisso de garantir direitos e priorizar políticas públicas em prol das crianças e dos adolescentes. Os prefeitos que assinam o Termo de Adesão, cumprem com a agenda proposta pelo Programa e melhoram a qualidade de vida de crianças e adolescentes ao longo de seu mandato, após avaliação, são reconhecidos com o Prêmio Prefeito Amigo da Criança ao final da gestão. A adesão é gratuita e voluntária. O relatório completo está disponível em www.prefeitoamigo.org.br .