Correio dos Campos

JULHO DOURADO: Saúde intensifica ações de orientação sobre animais e prevenção de zoonoses

3 de julho de 2020 às 17:19
(Foto: Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Com a Lei Estadual nº 19.472 de 2018 foi instituído no Paraná o “JULHO DOURADO”, um mês inteiro voltado para a reflexão, promoção de eventos sobre a saúde de animais de rua, domésticos e de estimação, e também sobre a importância da prevenção de zoonoses. A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa já está realizando ações de incentivo e orientação.

Devido a pandemia do novo coronavírus e o receio da doença ser transmitida pelos animais, em várias partes do mundo, foi relatado o aumento do abandono de cães e gatos. Sendo que até o momento não houve confirmação da transmissão do vírus pelos animais.

Mesmo os animais que possuem tutor e um lar, precisam de cuidados para ter qualidade de vida e ter seu bem-estar garantido, ou seja, necessitam de uma guarda responsável. Isso inclui as cinco liberdades do bem-estar animal: ser livre de fome e sede, livre de dor e doenças, livre de desconforto (em um ambiente com abrigo e adequado a sua espécie), livre de medo e estresse e liberdade para expressar seu comportamento natural.