Correio dos Campos

Catedral ganha imagem restaurada de Sant’Ana

Entronização da padroeira de PG ocorreu na sexta
1 de julho de 2020 às 12:55
Catedral Sant’Ana

COM ASSESSORIAS – Parte do Projeto Catedral 200 anos, a restauração da imagem de Senhora Sant’Ana e sua entronização no altar da nave lateral da catedral de Ponta Grossa aconteceu na última sexta-feira (26).  A celebração tinha sido assistida por 9.142 pessoas até esta terça-feira, via Facebook e YouTube, canais que transmitiram a ‘Missa da Vovó’, marcada, este mês, pela apresentação e bênção da imagem.

A imagem que veio de Portugal e data do século XIX, ficou quase seis meses sendo restaurada.  A santa padroeira da paróquia e de Ponta Grossa recebeu limpeza, passou por descupinização e reparo de rachaduras e trincas, além de retoques na pintura, envernização e aplicação de folhas de ouro. Durante a cerimônia de entronização, depois da ‘procissão’ até a nave lateral da igreja, foi lido um breve histórico da imagem e do trabalho de restauração. “Queremos que Senhora Sant’Ana permaneça sempre junto às nossas vidas, como padroeira, atraindo as copiosas bênçãos de Deus às nossas famílias, amparando nossos idosos, consolando nossos doentes, alegrando nossas crianças, adolescentes e jovens, fortalecendo nossos pais, protegendo nossa comunidade e sustentando nossas pastorais”, rezou o diácono Dyego Giebeluka Quadros.

Ao som do Hino de Sant’Ana houve o desvelamento da imagem. Em seguida, padre Antônio Ivan de Campos fez a bênção do novo pedestal para a entronização. “Olhai com bondade, Senhor, para os vossos servos que, ao preparar um lugar de honra ornada com uma coroa visível para a imagem de Sant’Ana, recordam que ela é a Mãe da Rainha e confessam que o Vosso Filho é Rei do Universo, ao mesmo tempo que renovam a sua devoção a Sant’Ana, como sua padroeira”, proferiu o pároco na bênção.

A celebração foi organizada pela coordenadora de eventos da paróquia, Carolina Calixto Sant’Anna.

Festa

Ao final da celebração, o coordenador do Conselho Pastoral Paroquial, Neri de Jesus, declarou abertos os trabalhos de preparação à festa de Sant’Ana, padroeira da Paróquia/Catedral Sant’Ana e da cidade de Ponta Grossa. A programação inicia dia 23, com uma missa, às 19 horas, para lembrar o 11º ano da dedicação da catedral e marcar o primeiro dia do tríduo festivo, que prossegue com celebrações sempre às 19 horas, dias 24 e 25. No dia 26, dia de Sant’Ana, haverá missa solene, às 10 horas, e, ao meio-dia, uma feijoada, servida no sistema drive thru. Todas as celebrações poderão ser acompanhadas pelas redes sociais da paróquia.

E já estão disponíveis os convites para o almoço do dia da padroeira. São dois valores: feijoada completa para uma pessoa, R$ 30, e R$ 50 para duas pessoas. No cardápio, feijoada, arroz, couve com bacon, farinha de mandioca, vinagrete e laranja. Tudo será preparado observando-se os cuidados exigidos pelos órgãos de saúde e decretos municipais, tanto que a feijoada será entregue diretamente nos carros, em frente ao salão paroquial.