Correio dos Campos

Quase 150 inscrições para cursos de qualificação profissional foram realizadas durante Feirão on-line

O Feirão de Qualificação, Emprego e Renda contou com a disponibilização de cursos, aproximadamente 170 envios de currículos e transmissões ao vivo durante todo o dia
18 de junho de 2020 às 19:19
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A 3ª edição do Feirão de Qualificação, Emprego e Renda, realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SMICQP), alcançou as expectativas dos organizadores. Na primeira edição realizada digitalmente, 144 inscrições dos cursos do Programa de Capacitação Profissional e Digital (PROCAPG) foram realizadas, além do envio de cerca de 170 currículos para a Agência do Trabalhador. O Feirão contou com a disponibilização de 46 cursos on-line, além da transmissão ao vivo de palestras e bate-papos pelo Facebook da SMICQP.

Para a diretora de Qualificação Profissional da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), Kelyn Gonçalves, o modelo de feirão on-line foi importante, pois veio de encontro com as necessidades atuais do mercado de trabalho. “Neste período de pandemia, que é um momento que estamos tendo que nos reinventar, a parte de qualificação e a disponibilidade desses cursos foi uma grande oportunidade para a população. São cursos atuais que o mercado está exigindo. Futuramente as pessoas vão poder usar essa qualificação para as vagas de emprego”, ressalta Kelyn.

De acordo com Kelyn, o número de inscrições dos cursos feitas no dia do feirão foi expressivo e demonstra que a qualificação profissional é uma demanda da atualidade. Desde que o PROCAPG foi lançado no mês de março, 2392 inscrições foram feitas. A cada inscrição realizada, uma chave de acesso é liberada para que mais quatro pessoas da mesma família possam realizar os cursos, o que indica que quase 10 mil pessoas puderam ter acesso ao programa ao longo desses quatro meses. Ainda há vagas liberadas e a população pode se inscrever no Ponta Grossa Digital, mediante cadastro com dados pessoais.

Durante o Feirão online, foram transmitidas lives sobre assuntos relacionados ao mercado de trabalho. No período da manhã foi feita a abertura do evento, com divulgação de vagas de emprego, informações sobre o Programa Primeiro Emprego e um bate-papo com o secretário da SMICQP José Carlos Loureiro e representantes do Senac, Senai, Sebrae e Sesc. Na parte da tarde foi discutido sobre marketing pessoal, cuidados a serem tomados em entrevistas remotas, o aplicativo SINE FÁCIL e carteira de trabalho digital. Uma conversa com o secretário e o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa, Wilson Oliveira, sobre oportunidades de emprego na pandemia, também foi transmitida ao vivo.

“Essa nossa edição on-line do evento foi proveitosa, mas é necessário dizer que o Feirão não acabou na quarta-feira. Como alguns cursos disponibilizados possuem mais de 30 horas para serem concluídos, as oportunidades ainda estão abertas. Há cursos que foram divulgados que começarão no próximo mês e as pessoas ainda podem se inscrever. Sem contar que os vídeos transmitidos ainda estão disponíveis no Facebook, então a população ainda pode acessá-los e acompanhar os nossos bate-papos”, destaca o secretário José Loureiro.

Durante a programação do dia 17, a população também pôde enviar currículos e vídeos de três minutos com uma breve apresentação para a equipe da SMICQP. Os arquivos foram encaminhados no e-mail da Agência do Trabalhador, a responsável por mediar o contato entre as pessoas que enviam currículo e as empresas com vagas disponíveis. As agências particulares Job e Employer, também disponibilizaram vagas para serem preenchidas.

“Nós encaminhamos os currículos para o setor de captação de vagas para que uma análise fosse feita. Agora, cabe às empresas selecionar aqueles que se encaixam nos requisitos propostos. Alguns dos currículos enviados serão reaproveitados para o Programa Primeiro Emprego, que visa incentivar os empregadores a contratarem os jovens de 18 a 24 anos. Por conta desses resultados, avalio que a iniciativa foi positiva. Neste momento, a Agência do Trabalhador está atendendo presencialmente, mas quanto mais possibilidades darmos a nossa população, maior é a chance de as pessoas se recolocarem no mercado de trabalho”, alega o diretor da Agência do Trabalhador, John Elvis Ramalho.

O diretor administrativo da SMICQP, Nilton Bahls agradece o apoio dos parceiros do evento e destaca a participação da comunidade. “Durante as lives tivemos momentos de grandes e baixas visualizações, mas o importante é que as pessoas participaram e que não deixamos de realizar o Feirão. Esperamos que tenha sido proveitosa para a população que acompanhou”, afirma Nilton, conhecido como Professor Goiaba.

Para a realização do evento, a Prefeitura contou com a parceria da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), Senac, Senai Sesc, Sebrae, Sala de Qualificação, Agência do Trabalhador, Faculdade Sant’Ana e Sindilojas. Para acessar o Facebook da SMICQP, clique aqui.