Correio dos Campos

Prefeitura de Ponta Grossa promove ação integrada para inclusão de famílias no CadÚnico

Vinte e sete famílias que participam do processo de regularização fundiária da Prolar estiveram na ação no bairro Boa Vista
17 de junho de 2020 às 17:08
(foto: PMPG)

IMPRENSA/PONTA GROSSA – A Prefeitura de Ponta Grossa promoveu, na tarde de hoje (17), uma ação integrada para a inclusão de famílias no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal no bairro Boa Vista. Com a medida, desenvolvida em parceria entre a Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (Faspg) e a Prolar (Companhia de Habitação de Ponta Grossa), vinte e sete famílias da região poderão ser incluídas no processo de regularização fundiária do Município.

“Com o CadÚnico, nós podemos realizar a classificação das famílias nas modalidades da Reurb e definir quais podem ser incluídas na regularização fundiária de interesse social. Com isso, podemos dar início ao processo de regularização dessas, facilitando o acesso à documentação e garantido o direito à moradia para cidadãos que, até então, não tinham condições para legalizar seus imóveis junto à Prefeitura”, declara o diretor-presidente da Prolar, Deloir Scremin Junior.

Segundo a presidente da Faspg, Simone Kaminski, além de ser um pré-requisito para a regularização fundiária, a inclusão das famílias no CadÚnico também pode viabilizar a integração em outros programas sociais desenvolvidos pelo poder público. “O Cadastro Único serve para mais de 30 programas sociais. Hoje, nós estamos realizando essa ação conjunta com a Prolar com o objetivo da regularização fundiária, mas se a família tiver o perfil para ser integrada em algum outro programa social, ela já é orientada e, caso tenha interesse, incluída pela Faspg”, explica.

Para o morador da região do Boa Vista, Lucimar Carneiro, o fato de a Prefeitura levar as equipes próximo da população facilita o atendimento, que foi realizado mediante pré-agendamento, e favorece o acesso aos programas do Município. “A melhor coisa da vida é se sentir bem sabendo que a casa em que moramos é da gente. Acho esse projeto muito bom e espero que continue, não só pra mim, mas para outras pessoas da cidade”, finaliza.