Correio dos Campos

Decreto determina que ônibus rodem apenas com passageiros sentados, em Ponta Grossa

14 de junho de 2020 às 08:45
(Reprodução Diário dos Campos)

G1 – Um decreto da Prefeitura de Ponta Grossa publicado na última sexta-feira (12) determinou que os ônibus do transporte público da cidade só podem circular com passageiros sentados. A medida passa a valer na segunda-feira (15) e prevê multa de R$ 418,95 para a empresa habilitada a prestar o serviço no município.

Os recursos arrecadados com as multas aplicadas serão usados em ações de combate ao novo coronavírus. A determinação é que os motoristas dos ônibus só deixem subir passageiros quando houver lugares para sentar dentro veículos.

A prefeitura sugere à Viação Campos Gerais (VCG) que passe a funcionar com 100% da frota, para cumprir a medida. “A principal reclamação em relação à aglomeração na cidade é o transporte público, por isso pedimos que a empresa rode com toda a frota”, afirmou o procurador-geral do município, João Paulo Deschk.

A VCG afirmou que está analisando o decreto.

Comércio
O decreto também estipula novos horários para o comércio de rua na cidade. A partir de segunda-feira (15), lojas de vestuário, artigos pessoais e demais atividades não especificadas pela medida podem funcionar das 9h às 15h. Das 12h às 18h, podem funcionar lojas de eletrônicos e utilidades domésticas.

O documento também recomenda que supermercados incentivem que seus clientes façam as compras por meio de aplicativos.