Correio dos Campos

Prefeitura amplia ações de combate ao trabalho infantil em Ponta Grossa

12 de junho de 2020 às 16:08
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação de Assistência Social (Faspg) e da Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais (SMPPS) , inicia, nos próximos dias, uma campanha de conscientização sobre o trabalho infantil na cidade. O ponto de partida da ação é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil que acontece nesta sexta-feira (12).

Instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a data busca mobilizar empregadores, trabalhadores e governos contra a prática no Brasil e no mundo.

Com o slogan “Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”, a campanha no Município contará com a disponibilização de 10 outdoors em pontos de grande circulação da cidade.
De acordo com a Prefeitura, a intenção é chamar a atenção da população sobre quais ações são caracterizadas como trabalho infantil, as formas de combate e de inclusão das famílias na diminuição dos índices da prática em Ponta Grossa.

Levantamento de dados

Segundo o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) embora os dados tenham apontado para uma diminuição do trabalho infantil na cidade, a identificação da situação ainda esbarra na naturalização pela sociedade. E isso se reflete nos dados: em 2019, foram registrados apenas 3 casos de trabalho infantil em Ponta Grossa. A estimativa, contudo, é de que os casos existentes sejam maiores que os indicadores atuais

Por isso, a Prefeitura deu início a medidas voltadas para a realização um levantamento mais amplo e preciso das situações de trabalho infantil no Município, ação que deve subsidiar futuras ações do poder público.

Entre as iniciativas, está a criação e distribuição de uma cartilha sobre trabalho infantil nos Creas e Cras (Centro de Referência de Assistência Social de Ponta Grossa), que iniciou ainda em 2019, e a realização de levantamentos promovidos por uma empresa especializada em coleta de dados. O trabalho, ainda em fase inicial, incluirá, além de informações sobre as atuais condições socioeconômicas da cidade, dados fornecidos mediante pesquisa com alunos das redes de ensino de Ponta Grossa.

Exposição

Além dos outdoors, nos Creas I e II conta com uma exposição de trabalhos alusivos ao Combate ao Trabalho Infantil. Os objetos são confeccionados por funcionários do Município e podem ser apreciados pela população nos respectivos locais.

Denúncia

As denúncias de trabalho infantil podem ser feitas através Disque 100 e do sistema 156 da Prefeitura de Ponta Grossa ou diretamente nos Creas I e II.

CREAS I
Rua Judith Silveira, nº 229 – Olarias. Telefone 3220 1065 ramal 2076.

CREAS II
Rua Desembargador Joaquim Ferreira Guimarães, 21 Jardim Carvalho, próximo ao NUCRIA. Telefone 3220 1065, ramal 2075.