Correio dos Campos

Fundação de Cultura exibe concertos históricos de Orquestra e Coro

Retrospectiva visa manter grupos artísticos próximos da população
9 de junho de 2020 às 16:54
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Desde o início da pandemia, a Fundação Municipal de Cultura vem trazendo em suas redes sociais uma retrospectiva de apresentações da Orquestra Sinfônica e do Coro Cidade de Ponta Grossa. Nesta terça, às 20h30, vão ao ar os concertos ‘Missa em Dó Maior’ e ‘É de Dar Água na Boca’, do CCPG.

Desde o fim de abril, já foram ao ar 7 concertos do Coro, como ‘Noite dos Candelabros’, de 2009, e Romanceiro Gitano, de 2010. A OSPG também teve 7 atrações exibidas, entre elas, o concerto com obras de Antonin Dvorák, na abertura do 11° Festival de Música de Ponta Grossa, em 2019, e o concerto com temas de filmes e canções infantis, também do ano passado. Os vídeos alcançaram milhares de pessoas pela página do Facebook da Fundação Municipal de Cultura.

Os vídeos estão sendo postados todas as terças e quintas-feiras, atraindo centenas de reações do público que acompanha as redes da FMC. O diretor do Departamento de Cultura da Fundação, Eduardo Godoy, destaca a importância das transmissões durante a pandemia. “É uma forma de trazer para a população material de qualidade, feitos por gente daqui, para incentivar todos a ficar em casa”, explica.

Tanto a OSPG quanto o CCPG são grupos criados e mantidos pela Prefeitura de Ponta Grossa por meio da Fundação de Cultura, assim como a Banda-Escola Lyra dos Campos e o Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa, que também tiveram material exibido pela internet nesse período. Os membros recebem bolsas para se apresentar e aperfeiçoar na carreira artística. “Com a suspensão dos ensaios e apresentações, os bolsistas estão produzindo materiais de casa, para que possam seguir próximos da população no momento em que as pessoas precisam – mais do que nunca – de arte, cultura e entretenimento”, ressalta o diretor.