Correio dos Campos

Unidades de Saúde passam a realizar testes rápidos para coronavírus a partir de segunda (8)

As pessoas testadas serão comunicadas pelas Equipes de Saúde da Família, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
5 de junho de 2020 às 12:54

COM ASSESSORIAS – Ponta Grossa está entrando em um novo patamar de testagem para o coronavírus. A partir de segunda-feira (8) a Prefeitura, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), e alinhada com a estratégia adotada pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA), iniciará a aplicação de testes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também o monitoramento das pessoas para analisar a circulação do vírus no município.

A nova estratégia irá testar, primeiramente, o grupo de pacientes já monitorados pela Atenção Primária, desde o dia 11 de março, conforme nota técnica da SESA número 07 de 05 de março de 2020. Sendo 2.182 pessoas testadas, deste quantitativo estão entre 15 anos ou mais 2.164 e menores de 15 anos com comorbidades, 18 pessoas. “É uma estratégia para identificar a circulação do vírus em um público específico, o que vai gerar um aumento na taxa de positividade de pacientes já recuperados. Com o novo cenário de testagem será possível melhorar ainda mais a análise da nossa matriz de risco, definindo qual a estratégia que o município deve adotar em relação ao isolamento social e atividade econômica”, explica o secretário adjunto de saúde, Dr. Rodrigo Daniel Manjabosco.

Todas as 80 Equipes de Saúde da Família (ESF), das 54 UBS, juntamente com os residentes multiprofissionais, estarão envolvidas nesta busca, realização da coleta e aplicação do teste. Incialmente foram disponibilizados 4800 testes rápidos para Ponta Grossa e a partir da mudança de aplicação as ESF farão o processo todo. “Começamos a aplicar os testes rápidos em maio, as amostras eram coletadas nas UBS e enviadas para a nosso laboratório Alfredo Berger, o que muda agora é que as próprias equipes farão a coleta e realizarão os exames, dando mais agilidade ao processo”, comenta a presidente da FMS, Angela Pompeu. A população que será testada receberá uma ligação das ESF, não tendo necessidade de procurar as UBS por livre demanda.

Modelos de testagens para coronavírus

Ponta Grossa conta com duas portas para realizar a testagens, a Unidade de Ponto Atendimento (UPA) Santa Paula, que coleta a amostra do paciente suspeito e encaminha para o Laboratório Central (Lacen), em Curitiba. Este teste é chamado de Rt-PCR. E a realização do teste rápido, que agora passará a ser realizado nas UBS, de acordo com o chamamento das ESF, ou seja, a testagem retroativa a partir de 11 de março de 2020 e os novos sintomáticos respiratórios a partir de segunda-feira (8).

Quem pode realizar os testes rápidos

A FMS segue as diretrizes determinadas pela SESA, sendo testados pelo exame rápido:

– Profissionais de saúde ou segurança pública em atividade, seja da assistência ou da gestão;

– Pessoa que resida no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança pública em atividade;

– Pessoa com idade igual ou superior a 60 anos;

– Portadores de condições de risco para complicações da COVID 19;

– População economicamente ativa (15 a 59 anos).