Correio dos Campos

Jornalista do Operário conversa sobre assessoria de imprensa com alunos da UniSecal

Palestra aconteceu dentro da disciplina de Assessoria de Imprensa e possibilitou o contato dos alunos com profissional que trabalha em um clube de futebol com visibilidade nacional
26 de maio de 2020 às 10:36
Bianca Machado, assessora do Operário. Reprodução

COM ASSESSORIAS – O curso de Jornalismo da UniSecal tem convidado, mesmo durante a pandemia da covid-19, jornalistas para conversarem com os alunos do curso, via plataformas digitais. E no último sábado, 23 de maio, os acadêmicos receberam uma palestra on-line da assessora de comunicação do Operário Ferroviário Esporte Clube (OFEC), Bianca Machado. A atividade teve como objetivo trazer aos estudantes como é a atuação de uma assessoria de imprensa, dentro de um clube de futebol, além de conhecimentos acerca das possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

Com a coordenação do Prof. Dr. Rafael Kondlatsch, a aula ao vivo aconteceu na plataforma Zoom, dentro da disciplina de Assessoria de Imprensa. Segundo o docente, a assessoria de imprensa tem diferentes atuações, principalmente no ambiente esportivo. Dessa forma, a participação da jornalista do Operário, clube com visibilidade nacional, foi importante no aprendizado dos alunos. “A Bianca é uma profissional reconhecida, que desenvolve um ótimo trabalho à frente do OFEC e serve de inspiração para nossos alunos. Nós buscamos trazer todas essas realidades para os acadêmicos para que eles possam entender como funciona cada uma delas”, explica o professor.

De acordo com Bianca, que está há praticamente cinco anos trabalhando no clube ponta-grossense, a atividade on-line permitiu que os estudantes da UniSecal conhecessem como é a rotina de uma assessoria em um time de futebol. “Tentei passar para os alunos como é a prática, os desafios, dificuldades, dicas para quem quer trabalhar na área, além de minha experiência profissional”, comenta a jornalista, que sempre sonhou em seguir na carreira do Jornalismo Esportivo.

Rotina com mudanças

Atualmente contando com cinco pessoas na comunicação do Operário, segundo Bianca, que faz a gestão da equipe e atua diretamente com assessoria de imprensa, a rotina de trabalho, por conta da pandemia da covid-19, sofreu algumas alterações. “Eu falo sempre que precisamos reinventar a comunicação”. Sem jogos ou treinos presenciais, a jornalista relata que o contato com o torcedor foi aumentado.

“Fizemos o torcedor interagir. Buscamos resgatar a história do Operário, das cores, do escudo. Além disso, criamos a ‘Copa Quarentena Fantasma’, um campeonato de videogame on-line e com algumas transmissões”, pontua. Com toda a equipe de comunicação trabalhando em home office, Bianca também fala que houve um aumento na aposta de materiais simples, como, por exemplo, os jogadores gravando os vídeos deles treinando em casa.

Momento de aprendizado

Para o professor Rafael, a palestra foi proveitosa pelo motivo de permitir aos acadêmicos o contato direto com profissionais que atuam em determinadas áreas do Jornalismo. “É uma construção coletiva. A Bianca trouxe uma realidade da rotina de um desafio enorme que é gerenciar a comunicação de um clube de futebol. Saber como isso funciona é incrível para o(a) estudante que um dia pretende estar nessa posição”, enfatiza o doutor em Comunicação.

De acordo com o aluno Gabriel Ipólito, aluno de Jornalismo, as palestras on-line que a UniSecal está promovendo “estão sendo ótimas”, além de permitir uma aproximação com os jornalistas daqui de Ponta Grossa (PR) ou outras regiões. “Isso (palestras) ajuda a pensar no que eu preciso me desenvolver para estar mais preparado para a carreira. É importante sair da faculdade com uma noção mais próxima do que vamos encontrar no mercado”, explica o acadêmico, que também aprovou a atividade com a assessora do Operário.

E pela primeira vez participando de uma palestra on-line, Bianca ressalta que a experiência foi satisfatória. “Acho que pude ajudar eles (estudantes) a conhecerem um pouco como funciona a rotina na assessoria de comunicação de um clube, além de esclarecer dúvidas e dar algumas dicas. Foi uma conversa bem produtiva e esperamos realizar alguma atividade juntos futuramente”, finaliza Bianca Machado, assessora de comunicação do Operário Ferroviário e especialista em Jornalismo Esportivo.

Aulas durante a pandemia

Na UniSecal, mesmo com a pandemia da covid-19, as aulas continuam. Por meio de plataformas digitais, os alunos estão tendo aulas ao vivo com os professores, nos mesmos horários que as aulas presenciais, e também conteúdo de apoio, via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A modalidade de ensino está sendo chamada de home study e não afeta o calendário acadêmico do semestre letivo.