Correio dos Campos

HORTA EM CASA: SMAPA entrega 4 mil mudas de hortaliças para Arautos do Evangelho

20 de maio de 2020 às 18:06
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) e a vice-prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, entregaram na tarde desta quarta-feira (20) 4 mil mudas de hortaliças para a associação Arautos do Evangelho. A ação marca a retomada do programa ‘Horta em Casa’, desenvolvido pela SMAPA, que tem por intuito atender as demandas da população que almeja ter uma horta própria.

As mudas doadas para o Arautos do Evangelho servirão para constituir a horta da associação. O intuito dos religiosos é cultivar as hortaliças para o consumo próprio e também para entregar à comunidade da região de Uvaranas e aos que são atendidos pela entidade católica.

“Nós já tínhamos a ideia de ter uma horta aqui na casa do Arautos do Evangelho. Com a pandemia, pensamos em colocar em prática e desenvolver o projeto para poder beneficiar as famílias que precisam de uma alimentação de qualidade. Então conseguimos o apoio da Prefeitura para a doação das mudas e agora conseguiremos aperfeiçoar a nossa iniciativa”, explica o religioso Marcelo Votri da associação Arautos do Evangelho.

O programa ‘Horta em Casa’ estava suspenso desde março para diminuir o risco de contágio do novo coronavírus. Nesta semana o projeto retornou, adotando medidas de segurança para que as famílias continuem tendo acesso às mudas de forma saudável e com menos riscos possíveis.

“As mudas serão entregues somente para representantes de bairros ou associações. Essas pessoas ficarão responsáveis por distribui-las entre os moradores e os interessados, de forma higienizada e com entregas separadas. O retorno do programa tem por objetivo principal proporcionar aos ponta-grossenses a possibilidade de terem alimentos saudáveis cultivados por elas mesmas, de forma gratuita e segura, com orientação técnica fornecida por um agrônomo da nossa secretaria. Essa é uma forma de fomentarmos o abastecimento da cidade”, ressalta o secretário da SMAPA, Bruno Costa.

Neste ano, cerca de 70 mil mudas já foram entregues em bairros, associações, Departamento Penitenciário (Depen) e outras instituições. Desde 2016, mais de um milhão de mudas foram distribuídas para a população em geral.

“É importante constatar a efetivação da parceria da Prefeitura com essas associações e ver que há frutos sendo colhidos. As mudas doadas vão crescer, se desenvolver e possibilitar uma alimentação saudável para as pessoas; sem contar que possibilitará que os cidadãos possam aprender a plantar e a cultivar as hortaliças”, destaca a vice-prefeita, Elizabeth Schmidt.

Para participar do programa é necessário entrar em contato com líderes comunitários ou associação de moradores e contatar a SMAPA para agendar as entregas. O telefone de contato é 3220-1000, ramal 1246. A secretaria também fornece mudas para o programa Hortas Comunitárias e para o plantio nas escolas municipais.