Correio dos Campos

Versão atualizada da Cartilha PAE da ACIPG está no ar

Material conta com informações importantes para o empresariado local
30 de abril de 2020 às 17:02

COM ASSESSORIAS – A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) disponibiliza a partir desta quinta-feira (30), a versão atualizada da cartilha o Programa de Apoio ao Empresário Associado (PAE). O conteúdo foi reavaliado pelos autores quanto as mudanças na legislação, como em outros fatores pertinentes. O material é um guia para o empresariado amenizar os impactos da pandemia do novo coronavírus.

Através de um Comitê de Crise, a ACIPG lançou no final do mês de março, o Programa de Apoio ao Empresário Associado (PAE) que está alicerçado em seis áreas: a Financeira, a Trabalhista, a Tributária, a de Estratégias a de Saúde e Saneamento, e a Recuperação Empresarial. De acordo com o diretor de Comunicação e Marketing, Athos Sá, este material atualizado visa ajudar no plano de recuperação das empresas quando tudo retornar a normalidade. “A cartilha conta com orientações importantes em seis áreas que afetam profundamente as empresas”, afirma.

Na Financeira, são abordadas as modalidades de financiamento, empréstimos, incentivos governamentais e possíveis estratégias e ações emergenciais em relação ao fluxo de caixa. Outra preocupação latente neste período para o empresariado são as relações trabalhistas. Para isso, a cartilha contará com um apanhado das leis vigentes e novas leis e como isso poderá auxiliar o empresário a não prejudicar os colaboradores, mas também manter a sobrevivência da empresa. São abordados os direitos trabalhistas, acordos coletivos e sindicais, como também as férias, suspensões e demissões.

No âmbito Tributário, o material elenca um panorama dos impostos (federais, estaduais e municipais), as possibilidades de parcelamentos e prorrogações de obrigações acessórias, entre outros temas da área tributária. Entre as opções para o empresariado, na área de Recuperação Emergencial a ACIPG apresenta medidas como LAYOFF, cursos on-line e formação de novas áreas profissionais.

A cartilha auxiliará também o empresariado a pensar em estratégias ativas comerciais e de comunicação, que irá compreender como a empresa deve se comunicar neste momento delicado, novas estratégias e ações de venda, ações para manter produtividade no sistema de trabalho Home Office e Teletrabalho, novas possibilidades de mercados e novos negócios, como também ativar e conduzir de forma saudável as relações interpessoais neste momento. “Com a atualização, compilamos outros materiais produzidos como as Lives Emergenciais. Além disso, anunciamos os cursos do programa Conexões ACIPG que acontecem até final de maio. Vale a pena conferir a nova versão da cartilha PAE da ACIPG e ficar bem informado”, finaliza Sá.

A nova versão da Cartilha do PAE está disponível no site da ACIPG ou pelo link:
https://www.acipg.org.br/covid_files/Cartilha_PAE_ACIPG2.pdf