Correio dos Campos

Pesquisa do CDEPG e UEPG é apresentada ao Governo do Estado

Representante do governador Ratinho Jr (PSD) teve acesso ao cenário econômico local
29 de abril de 2020 às 14:52
(Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – Na tarde desta terça-feira (28), o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG) Wilson Oliveira e o primeiro secretário Leonardo Puppi Bernardi participaram de uma reunião com o prefeito Marcelo Rangel (PSDB) e com o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, representando o governador Ratinho Júnior (PSD). O estudo elaborado pela Câmara Técnica Permanente do Comércio e Serviços foi utilizado para demonstrar demandas de investimentos emergenciais do estado, necessários para Ponta Grossa.

Oliveira disse que para o enfrentamento deste momento crítico gerado pela Covid-19 são necessárias duas frentes. Primeiramente o combate a pandemia, mas também a preocupação com a economia e a retomada plena das atividades econômicas. De acordo com ele, o agir em relação a economia dependiam de informações sobre o cenário local. Devido a esta necessidade, ele explicou que a Câmara Técnica Permanente de Comércio e Serviços do CDEPG em parceria com o Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas (Nerepp), do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realizaram uma pesquisa com 468 empresas com o intuito de responder duas principais variáveis: o faturamento e o emprego. “É uma ferramenta útil e importante para este momento de retomada que teremos na sequência”, disse o presidente do CDEPG.

Bekin relatou que o governo do estado não acredita que a pandemia terá vencedores contra um inimigo que é invisível. Porém, é necessário dar o primeiro passo, pois aquele que conseguir o momento para ativar a economia sairá na frente. Ele salientou que tanto no período de crise, quanto na retomada, o estado deve estar focado na manutenção do consumo para a garantia do trabalho, emprego e renda. “Nesta pandemia só terá um jeito de sair da crise, é injetando dinheiro no mercado. Temos que identificar quais os setores que iremos colocar dinheiro neste momento, no setor que traga um retorno rápido, não somente para a economia, mas para o estado e para as prefeituras”, disse o secretário, colocando o Governo do Estado à disposição de Ponta Grossa.

O prefeito disse que a reunião ser transmitida pelas redes sociais da Prefeitura tinha o caráter de levar informações para os empresários, se colocando à disposição para trabalhar junto com os setores produtivos. Ele disse para Bekin que Ponta Grossa é a cidade que terá a retomada mais rápida, considerando a pujança dos setores agropecuário e indústria que além de estar em uma excelente fase, não parou, como foi o caso da construção civil. O prefeito falou ainda no Hackaton Vida que acontece entre os dias 11 e 18 de maio, que será realizado pela Prefeitura, UEPG e Campos Valley e contará com o apoio do CDEPG, entre outros parceiros. “É uma semana que os jovens ficarão, de maneira remota, desenvolvendo aplicativos e soluções para a crise gerada pelo novo coronavírus”, salientou.

Rangel aproveitou o momento e convidou as entidades presentes como a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e o CDEPG a participarem da realização de uma campanha com o objetivo valorização do comércio e serviços da cidade e dos bairros. “Estamos trabalhando para amenizar os impactos da pandemia e contamos com a ajuda do Governo do Paraná e das entidades de Ponta Grossa”, finaliza o prefeito.

O Relatório da pesquisa sobre os impactos da Covid-19 na economia em Ponta Grossa está disponível no endereço:
https://cdepg.org.br/wp-content/uploads/2020/04/RELATORIO-%E2%80%93-IMPACTOS-DA-COVID-19-NA-ESTRUTURA-ECONOMICA-DE-PONTA-GROSSA-27042020.pdf