Correio dos Campos

Padres realizam Catequese em lives

27 de abril de 2020 às 15:02
Os católicos de diversos lugares interagiram, fazendo suas perguntas. (Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Em uma série de cinco lives, que começavam sempre às 20 horas e duravam, em média, duas horas, os padres Fábio Sejanoski, Rafael Moreira e Wagner de Oliveira, da Paróquia Menino Jesus, de Reserva, na Diocese de Ponta Grossa, protagonizaram um bate-papo catequético, abordando temas importantes para a fé católica. Realizada de 20 a 24 deste mês, via Facebook e YouTube, a sessão de Catequese despertou o interesse de muita gente: eram de 200 a 300 pessoas acompanhando todas as noites. Gente inclusive de fora do Brasil.

O sucesso foi tão grande que a experiência deve ser repetida, agora semana ou quinzenalmente. Os padres falaram sobre ‘Igreja: Comunidade Eclesial, Corpo de Cristo’, ‘Contrição Perfeita’, ‘Dignidade da Vida Humana’, ‘Eucaristia e Comunhão Espiritual’ e ‘A Espiritualidade Pessoal e Comunitária e os Sacramentais na vida da Igreja’, provocando a interação de muita gente. Católicos de Newark (EUA), Espírito Santo, Rio de Janeiro, Pará, Mogi das Cruzes (SP) e Londrina enviaram perguntas, durante as lives.

“‘A tempestade desmascara a nossa vulnerabilidade’. Essa frase do Papa Francisco, pronunciada por ocasião da Benção Urbi et Orbi, extraordinariamente presidida pelo Papa, diante da Pandemia do Covid-19, no dia 27 de março, expressa clara e profundamente aquilo que nós, padres percebemos na realidade de muitas pessoas de nossa comunidade e de muitas outras. A realidade de que temos ainda, muitas fragilidades existentes sobre assuntos que tantas vezes se corre o risco de serem tomados como certos, ou que, com o passar do tempo foram deixando de serem vividos e experimentados”, argumenta o padre Rafael Moreira, vigário paroquial da Paróquia Menino Jesus, de Reserva.

De acordo com o sacerdote, por esse motivo, percebeu-se a necessidade e, ao mesmo tempo, a possibilidade de desenvolver essa Catequese, “para buscarmos junto com as pessoas, um aprofundamento da nossa fé, em especial nesse momento que as nossas fragilidades se apresentam. Os temas escolhidos e trabalhados através das lives, não surgiram da nossa cabeça ou daquilo que simplesmente achávamos necessário, mas surgiram do próprio questionamento do Povo de Deus. As Catequeses foram momentos muito especiais, por poder resgatar e também amadurecer a nossa vida de fé e, com Cristo, fortalecer as nossas fragilidades e olhar com carinho especial as nossas vulnerabilidades. O que mais nos alegra é ver o grande interesse e envolvimento de tantas pessoas, inclusive, superando nossas expectativas”, acrescenta padre Rafael.

Padre Wagner de Oliveira conta que a intenção foi orientar melhor as famílias. “Na segunda-feira, começamos abordando o tema da Comunidade Eclesial, reconhecendo sobretudo o valor da Igreja Doméstica; a partir deste caminho, na terça-feira, falamos da realidade da contrição perfeita, no sentido de que, neste tempo, não há como chegar até o padre para se confessar, devido aos riscos, mas é possível também resgatar a importância da contrição perfeita, aquele desejo do coração de, quando possível, então, receber a absolvição sacramental, mas neste tempo, ter certeza de que Deus conhece nosso coração arrependido e é capaz de nos perdoar porque Ele nos ama”, exemplifica o sacerdote, citando que, na quarta-feira, a abordagem da Dignidade da Vida Humana enfocou a realidade do aborto, tendo em vista a Ação Direta de Inconstitucionalidade 5581, que começaria a ser votada no último dia 24.

“A iniciativa dos padres foi uma ótima oportunidade para aprimorar a formação de todos os catequistas da diocese. E não só dos catequistas, mas de todo o povo de Deus. Eles escolheram temas muito importantes no contexto atual, diante da pandemia, que atinge toda a Humanidade e que trouxe diversas consequências para a vida eclesial. Os temas favoreceram o conhecimento e o aprofundamento de muitos aspectos dos ensinamentos de nossa Igreja”, elogia a coordenadora diocesana da Pastoral de Animação Bíblico-Catequética, Flávia Carla Nascimento.

Links

Para quem tem se interessou por algum dos temas, a Catequese pode ser vista pelos links abaixo:

Ep. 1: “Igreja: Comunidade Eclesial, Corpo de Cristo”.

Facebook: https://www.facebook.com/pmjreserva/videoPastels/3520505344633492/

YouTube: https://youtu.be/K_Z2tTHYUJc

Ep. 2: “Contrição Perfeita”.

Facebook: https://www.facebook.com/pmjreserva/videos/781382742385852/

YouTube: https://youtu.be/hjNx1Sk3r0Y

Ep. 3: “Dignidade da Vida Humana”.

Facebook: https://www.facebook.com/pmjreserva/videos/555270025124124/

YouTube: https://youtu.be/DR-uf6L_Dqk

Ep. 4: “Eucaristia e Comunhão Espiritual”.

Facebook: https://www.facebook.com/pmjreserva/videos/547008986240369/

YouTube: https://youtu.be/wKmDIFju2-E

Ep. 5: “A espiritualidade pessoal e comunitária e os sacramentais na vida da Igreja”.

Facebook: https://www.facebook.com/pmjreserva/videos/323247631981628/

YouTube: https://youtu.be/C5caroRRUgo