Correio dos Campos

Atendimentos jurídicos gratuitos e on-line iniciam na UniSecal

Toda a organização do NPJ será on-line, respeitando as orientações de autoridades em saúde, e seguindo normativas legais do TJPR
14 de abril de 2020 às 09:47
Atendimentos do NPJ da UniSecal passam a ser realizados virtualmente.

COM ASSESSORIAS – A partir da última segunda-feira, 13 de abril, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da UniSecal passou a realizar audiências on-line, bem como atendimentos via plataformas digitais, gratuitamente. As orientações atendem, principalmente, casos nas áreas do Direito Penal, Direito de Família e Execuções, Mediação/Conciliação e Justiça Restaurativa. Os atendimentos acontecem via NPJ no e-mail [email protected] ou encaminhamento direto do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC/PG).

Por conta da doença COVID-19, o novo Coronavírus, o NPJ da UniSecal suspendeu todas as atividades presenciais, incluindo serviços prestados à comunidade e estágios realizados pelos acadêmicos do curso de Direito. Porém, com a implementação dos atendimentos ­on-line, o espaço retorna seu funcionamento.

De acordo com a professora e coordenadora do NPJ da UniSecal, Renata Young Blood, as audiências do Núcleo serão realizadas pelos docentes da instituição, via aplicativos on-line e com a participação das partes envolvidas no processo, e as peças processuais serão montadas pelos alunos estagiários da graduação em Direito da UniSecal, com a supervisão dos professores do NPJ.

Toda a organização do Núcleo será on-line, respeitando as orientações de autoridades em saúde, e seguindo normativas legais do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), que autorizou a realização de audiências virtuais.

Auxílio a comunidade

O NPJ da UniSecal vem desenvolvendo várias atividades na comunidade desde o seu início, em 2009. O espaço possibilita que as pessoas tenham acesso a serviços jurídicos gratuitos, além de oportunizar um local de ensino prático para os acadêmicos de Direito do centro universitário.

Segundo Renata, coordenadora do NPJ, a implementação dessas práticas virtuais ajudará as pessoas. “Às vezes, com o isolamento social, os conflitos aumentam, sobretudo conflitos familiares. Dessa forma, os atendimentos on-line proporcionam o acesso da comunidade à Justiça, pois, muitas vezes, elas não conseguem pagar um advogado”, comenta a professora.

Além do e-mail mencionado acima, o Núcleo de Prática Jurídica da UniSecal também está recebendo solicitações da comunidade através do telefone (42) 9 8828-5257. Mais informações no site do centro universitário (https://unisecal.edu.br/direito/).