Correio dos Campos

Fundação de Cultura realiza Censo entre artistas

Censo Cultural 2020 deve ser o maior levantamento da área já feito em Ponta Grossa
13 de abril de 2020 às 09:11
divulgação

COM ASSESSORIAS – A Fundação Municipal de Cultura está realizando o Censo Cultural 2020, levantamento que vai apoiar as ações do poder público na área de cultura em Ponta Grossa.

O diretor do Departamento de Cultura da Fundação, Eduardo Godoy, detalha o que é o Censo. “Nosso objetivo é formar um grande banco de dados que servirá para embasar ações de políticas públicas de Cultura, com foco também na economia criativa e no empreendedorismo cultural. Essas informações poderão ser a base para pesquisas e estudos técnicos, fortalecendo a tomada de decisões do poder público. O Censo Cultural 2020 deixará um grande legado”, explica.

O último Censo foi realizado em 2014, de forma ainda bem simples, e alcançou 283 artistas. A meta para este ano é chegar em pelo menos 400 agentes culturais de Ponta Grossa, obtendo informações sobre faixa de renda, segmento e subsegmento, formação, se é MEI, se integra algum sindicato ou entidade de representação, bairro aonde reside, tempo de atuação, entre outros.

“Este é o maior levantamento da área cultural já realizado em Ponta Grossa. Estamos servindo de exemplo para outras cidades do Paraná e do país ao buscar esses dados técnicos”, destaca Eduardo.

Os pesquisadores tem papel fundamental na atual gestão da Fundação Municipal de Cultura. Em 2019 foi criado o Seminário de Estudos Culturais de Ponta Grossa, reunindo pesquisas e estudos realizados nas faculdades e universidades e que tratam sobre o setor cultural na cidade. Além disso, os gestores estão sempre atentos às demandas e sugestões dos integrantes do Conselho Municipal de Política Cultural, que são todos técnicos em suas áreas.