Correio dos Campos

Prefeitura de Ponta Grossa anuncia medidas para evitar aglomerações em supermercados

5 de abril de 2020 às 18:32
(foto: divulgação/internet)

REDAÇÃO/Correio dos Campos – O prefeito Marcelo Rangel acompanhado do secretário adjunto de saúde, Rodrigo Manjabosco e do procurador geral, João Paulo Vieira, anunciaram no início da noite de hoje (05) novas medidas para combater o coronavírus na cidade.

Rangel contou que a prefeitura publicará um decreto em caráter emergencial para evitar aglomerações em supermercados. O decreto nº 17.210 começa a valer nesta segunda-feira (06) e determina que os mercados deverão limitar o número de clientes que podem entrar nos locais. Segundo o procurador geral explicou a recomendação é 1 cliente para cada 25m² do mercado e ainda o estabelecimento deverá ter um funcionário que deve fiscalizar se a medida está sendo cumprida.

Além disso, os idosos só poderão entrar no mercado se estiverem com máscaras e a entrada de crianças está proibida. O prefeito ressaltou que o Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar sobre a situação das crianças e equipes de fiscalização da prefeitura estarão durante todo o dia passando nos mercados para orientar a população.

Produção de máscaras
Rangel anunciou a parceria com o Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen), onde os detentos irão produzir 6 mil máscaras por dia. As máscaras serão distribuídas para os profissionais da saúde como prioridade e posteriormente serão entregues também para a população.

Desinfecção
Equipes da prefeitura já estão trabalhando há alguns dias na desinfecção das ruas, praças e locais com bastante movimento. Os funcionários espalham um produto que comprovadamente ajuda combater o vírus. Agora um veículo que foi comprado para ser usado no aeroporto também estará nesse trabalho de desinfecção.

“O carro de combate, como chamamos, passará nas ruas do Centro espalhando o produto. Então eu peço para que as pessoas não fiquem perto quando ouvir a sirene do veículo, assim todos trabalhamos com segurança e eficácia”, ressalta Rangel.

Hospital Bom Jesus
O prefeito contou que o Hospital Bom Jesus servirá de retaguarda para atender os pacientes com suspeita de coronavírus. A negociação para que isso aconteça será efetivada durante esta semana e será uma parceria com o Governo do Estado.