Correio dos Campos

Segurança pública foi tema de live da ACIPG

Outras lives visando auxiliar o empresariado aconteceram nesta semana
2 de abril de 2020 às 18:19
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta grossa (ACIPG) realizou na manhã desta quinta-feira (2) uma live sobre os impactos da pandemia na Segurança Pública, em Ponta Grossa. O cenário ponta-grossense foi debatido por representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal e Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). Estratégias e marketing e recuperação emergencial também foram temas de outras lives realizadas na semana.

A transmissão contou com a participação do tenente coronel Leonel José Beserra, comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar; do tenente coronel da PM, Edmauro de Oliveira Assunção; do delegado-chefe da 13ª Subdivisão Policial, da Polícia Civil; Ary Fernando Guimarães Lovato, Secretário Municipal de Cidadania e Segurança Pública; e do presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Luís Carlos Almeida. A live foi mediada pelo advogado Henrique Hennenberg.

Os representantes das forças policiais reforçaram a necessidade de a população colaborar no cumprimento dos decretos tanto do governo estadual, quanto municipal no que tange ao distanciamento social e proibição de aglomerações, e que é função deles agirem caso isso não ocorra. “As pessoas que descumprirem os decretos que geram o distanciamento social terão que responder”, alerta o coronel Beserra.

O presidente do Conseg falou do trabalho do órgão e da função estabelecida de trabalhar junto com as forças de segurança tanto em projetos de melhorias de estrutura das corporações junto ao Poder Judiciário e na arrecadação de recursos através de bazar de produtos doados pela Receita Federal. “O Conseg é o elo entre a sociedade e os órgãos de segurança de Ponta Grossa”, disse Almeida.

O delegado explica que devido ao fato de as pessoas estarem mais em casa, a criminalidade num primeiro momento diminui. Porém salienta que esta demanda reprimida será liberada com o passar das semanas. “Por isso devemos estar integrados entre as forças de segurança, como também com os cidadãos devem se cuidar e cuidar do próprio patrimônio”, alerta Palma, que salienta que a Polícia Civil está preparada para caso o número de crimes aumente.

Lovato conta que a Secretaria de Cidadania e Segurança Pública está trabalhando três frentes relacionadas aos impactos da Covid-19, como o cenário ostensivo através da Guarda Municipal e afirmou que praticamente todo o pessoal está trabalhando na rua. Ele explicou que a segunda frente é a da Defesa Civil orientando as pessoas, fazendo a contenção dos campinhos, praças, parques, entre outros espaços urbanos e a terceira é o Procon, quanto no levantamento de preços e acompanhamentos de supermercados e agindo em casos de abuso de preços. “Estamos fazendo o cumprimento das medidas da prefeitura, torcendo para que esta situação se resolva brevemente”, disse o Secretário.

Assunção reforçou a parceria da instituição com a ACIPG e com o empresariado. Segundo ele, a PM realiza patrulhamentos preventivos para evitar de furtos a estabelecimentos comerciais. Ele salientou que é importante que os empresários tenham medidas de segurança, para que caso aconteça a tentativa de invasão, Polícia seja avisada. “Temos o canal de comunicação como o número 190, o aplicativo da Polícia Militar e as denúncias anônimas pelo número 181 que estão à disposição da população”, aponta o coronel que reforça que neste momento é indicado que as pessoas não saiam de casa.

Foi consenso entre os participantes a necessidade de a população manter a calma bem como a compreensão para a necessidade das pessoas de não se aglomerarem neste período.

Lives da ACIPG

Desde o dia 27 de março, a ACIPG realiza diariamente pelo menos uma live ao dia com o objetivo de debater temas pertinentes ao cenário gerado pela pandemia do novo coronavirus. Na terça-feira (31) a live da Área de Estratégias Comerciais e de Comunicação que contou com a participação do diretor de Soluções Empresariais da ACIPG, Carlos Tsukada, do diretor de Comunicação e Marketing da Acipg, Athos Sá, de Cristiano Machado que é palestrante internacional e consultor e contou com a mediação do assessor de imprensa da ACIPG, Edson Gil Santos Júnior que é professor no curso de Publicidade e Propaganda na Unicesumar.

Na quarta-feira, a live foi com o professor Nelson Canabarro e tratou de ferramentas para recuperação emergencial das empresas devido aos impactos do novo coronavírus.

Nesta sexta-feira o tema é “E agora? Como fazemos com o nosso comércio fechado – Impactos do Novo Coronovírus” e contará com a presença da diretora de Comércio da ACIPG, Flavia Barrichello, dos empresário Marcio Pauliki e Régis Godoy.