Correio dos Campos

Alunos e professor da UniSecal criam programa para ajudar na construção do conhecimento

Podcast pode ser acessado em várias plataformas digitais; áudios podem ser reproduzidos no celular, computador ou tablet, em qualquer hora do dia
25 de março de 2020 às 16:02
(Divulgação/UniSecal)

COM ASSESSORIAS – Com o objetivo de debater assuntos da atualidade, entrevistar especialistas em diversas áreas do conhecimento e conversar sobre arte, cultura, entretenimento, jogos e temas cotidianos, o coordenador e professor do curso de Direito da UniSecal, Aknaton Toczek Souza, e os alunos da graduação, Jéssica Amanda e Matheus Duvoisin, criaram o podcast ‘Comportamento Geral’. O projeto de extensão visa dar espaço e voz aos alunos, para que abordem temas atuais com um linguajar mais jovem e próximo dos acadêmicos.

Direcionado para todos os públicos, o professor Aknaton conta que a criação do podcast vem para trazer um espaço de discussão entre as pessoas, e que o ‘Comportamento Geral’ é para ajudar na construção do conhecimento. “Todo local de conversa, diálogo, contribui para o aprendizado. Você ter esses dispositivos, espaços onde se possa questionar, sempre favorece ao crescimento. E nosso programa é basicamente isso, um ambiente de união entre as pessoas, interagindo e conversando sobre vários temas”, explica o doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O podcast pode ser acessado em várias plataformas digitais. Para escutá-lo, basta entra no link (https://open.spotify.com/show/1ByWtJ60IFHzGQRSmB5FYZ). Há a possibilidade de ouvi-lo tanto pelo celular como no computador ou tablet. Os alunos, professores ou interessados em participar do programa podem enviar uma mensagem na rede social do projeto de extensão.

Ainda sobre o conteúdo apresentado no ‘Comportamento Geral’, Aknaton ressalta que as opiniões expressas no programa não condizem, necessariamente, com o que a UniSecal pensa. “A UniSecal, como uma Instituição de Ensino Superior (IES), não deve ser confundida com as opiniões do podcast. O centro universitário tem nos disponibilizado o espaço para que possamos construir esse projeto, sem interferir em conteúdo ou nas ideias que apresentamos”, enfatiza o docente.

Aprendizado e reconhecimento

A primeira vez participando na apresentação e construção de um podcast, Matheus, acadêmico de Direito da UniSecal, relata como tem sido a experiência em participar do projeto de extensão. “Pessoalmente, a possibilidade de participar desse projeto tem sido incrivelmente enriquecedora, vez que expressar opiniões de maneira responsável, preocupando-se com a sociedade em torno de todos nós, e procurando satisfazer anseios pessoais de expressão e sociais de resposta, é uma maneira imensurável de crescimento pessoal”, enfatiza o acadêmico.

Além disso, Matheus reforça a importância de a UniSecal estar disponibilizando o espaço de seus laboratórios para uso dos alunos e professores. “A UniSecal sempre se mostrou uma instituição voltada não somente para a formação acadêmica, como também para a formação social de seus acadêmicos. Possibilitar um espaço direto dentro da instituição para que projetos como esse sejam realizados, é permitir que a formação dos acadêmicos e a experiência dos professores sejam voltadas em benefício da sociedade”, afirma Duvoisin.

Para o coordenador do projeto Aknaton, estar participando e percebendo a capacidade dos alunos da UniSecal, tem sido gratificante. “Muito bacana ver a capacidade dos nossos alunos, a desenvoltura deles, além da voluntariedade dos nossos convidados e professores. Fico orgulhoso em perceber que todo mundo está contribuindo, aprendendo e tendo vontade de fazer dar certo”, finaliza Toczek.

O que é um Podcast?

Simplificando, os podcasts são como uma rádio. Porém, sem horário definido de programação e sem duração padronizada. Ou seja, são arquivos de áudio sobre os mais variados temas. E você pode ouvir no celular, tablet ou computador, montando a sua programação. O principal objetivo do podcast é compartilhar conteúdo. Pode ser em formato de debate, bate-papo, jornalístico, educativo, de humor, entre outras opções.