Correio dos Campos

Tubarões/MM termina em terceiro da Copa Centro/Sul/Sudeste de Basquete em Cadeira de Rodas

Conquista histórica coloca os pontagrossenses no Campeonato Brasileiro
16 de março de 2020 às 12:46
Foto: divulgação

COM ASSESSORIAS – A equipe de basquete em cadeira de rodas do Tubarões/MM ficou com o troféu de terceiro lugar na Copa Centro/Sul/Sudeste, que aconteceu até este domingo (15) em Araçatuba. Além de obter sua melhor colocação em uma competição nacional, o time de Ponta Grossa teve dois atletas indicados para o All Star – a seleção ideal do torneio. De quebra a equipe garantiu vaga para a disputa do Campeonato Brasileiro, que acontecerá em João Pessoa – PB, no mês de outubro.

Sete equipes participaram do torneio, que iniciou no dia 10 de março. Com um plantel limitado, com as quatro baixas de última hora, a equipe do técnico Ben Hur Chiconato foi suplantando adversário por adversário. Nas cinco primeiras rodadas vieram vitórias expressivas: 73 a 13 ADR – São Paulo, 69 x 25 Pantanal Sobre Rodas – MT, 48 x 47 Basquete Brasília, 59 x 49 Castro e 50 x 23 São Gonçalo – RJ. Na última rodada da competição somente Tubarões/MM e Gaadin, de São Paulo, adversários da manhã de domingo, tinham condições de chegar ao título. Numa apresentação de baixo rendimento o time de Ponta Grossa não suportou a qualidade técnica dos adversários, perdendo por 77 a 53. Com o resultado, três equipes terminaram na primeira colocação, com cinco vitórias e uma derrota. Os critérios técnicos de classificação colocaram o Tubarões/MM na terceira posição geral, enquanto que o Gaadin – SP terminou com o título e Castro na segunda colocação. A classificação final garantiu os pontagrossenses na disputa do campeonato brasileiro da modalidade.

No cerimonial de encerramento, além do troféu de 3º lugar, o Tubarões teve também duas premiações individuais. Vinícius da Luz e Felipe Costa foram indicados como integrantes do All Star – a seleção do campeonato. Na lista dos cestinhas os pontagrossenses tiveram Gaúcho como quarto maior pontuador do torneio, anotando 93 pontos, e Vinícius da Luz, com 84 pontos, como quinto maior pontuador.

Na avaliação do técnico Ben Hur os números finais foram, além de históricos, extremamente positivos para o Tubarões/MM. “Tivemos quatro baixas horas antes de embarcarmos para a cidade paulista, e acabamos levando um jogador que praticamente não estava treinando, e outro atletas que nunca havia disputado uma competição nacional. O time sentiu o desgaste física de seis jogos em cinco dias de competição, mas foi brioso e se superou a cada confronto. Saímos de cabeça erguida da competição.

A participação do Tubarões/MM na Copa Centro/Sul, em Araçatuba, só foi possível graças ao patrocínio do Grupo MM Mercadomóveis e um esforço redobrado da Secretaria de Esportes de Ponta Grossa, graças ao seu gestor, Marco Macedo. Participaram da competição os seguintes atletas: Vinícius, Edson, William, Gaúcho, Jackson, Felipe e Marquinhos.

Agora a equipe volta sua atenção para o campeonato paranaense e também obter recursos na ordem de 19 mil reais para disputar o brasileiro.