Correio dos Campos

SMAPA doa mudas para alunos cultivarem horta em escola municipal

Um agrônomo da secretaria também ministrou uma oficina para os alunos, ensinando técnicas de plantio e de cultivo das hortaliças
12 de março de 2020 às 18:00
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Prefeitura de Ponta Grossa (SMAPA) doou aproximadamente 2 mil mudas de hortaliças para a Escola Municipal Professor Felício Francisquiny durante esta semana. A ação faz parte de uma das vertentes do programa Horta em Casa, desenvolvido pela secretaria. A demanda surgiu da própria escola. Os representantes entraram em contato com a SMAPA para solicitar a entrega de mudas na instituição e a pasta atendeu ao pedido.

A escola atende atualmente 112 alunos. As mudas entregues pela SMAPA serão utilizadas para um projeto desenvolvido na instituição, de possibilitar que os alunos plantem e cultivem as hortaliças na horta do próprio colégio. As espécies entregues para os estudantes são alface, beterraba, cebolinha, repolho e salsinha. Após a entrega, o agrônomo da secretaria, Michel Demiate, ministrou na terça-feira (10) uma pequena oficina para as crianças, ensinando-as as técnicas de cultivo e de plantação das mudas.

“Foi gratificante poder levar o conhecimento a essas crianças, para que desde pequenas elas possam aprender os métodos de plantio. Essa foi a primeira escola que atendemos neste ano, mas qualquer outra que estiver interessada em receber as mudas pode entrar em contato conosco”, ressalta Michel.

Em 2018, uma outra entrega foi realizada na escola. De acordo com a diretora da escola, Angélica Pozzebon, as mudas cultivadas na horta da instituição são colhidas depois para o incremento da merenda escolar. “Essa doação de mudas que recebemos da Secretaria de Agricultura é importante porque é uma forma de diminuir os gastos com a nossa merenda. Os alunos aprendem desde cedo a essencialidade do respeito à natureza e de uma alimentação saudável, fomentando também o conhecimento das práticas da agricultura”, destaca Angélica.

O programa Horta em Casa existe desde 2019. Nos últimos quatro anos, o projeto distribuiu 1,2 milhão de mudas e mais de 10 mil famílias foram atendidas. Além de as mudas serem entregues nas próprias casas, outras instituições e órgãos que tiverem o interesse de recebe-las para plantar em suas próprias hortas podem solicitar a demanda para a SMAPA. Conforme o secretário, Bruno Costa, a intenção da secretaria é fomentar cada vez mais a ideia de que a população pode adquirir mudas para suas próprias hortas, de forma a garantir o abastecimento de suas famílias.

“Ficamos felizes em saber que um dos programas da SMAPA dá resultados em vários segmentos da sociedade. Nesse caso das escolas, é muito importante que o cultivo de mudas e a manutenção de hortas sejam feitos com as crianças, porque elas conseguem aprender desde cedo as práticas da agricultura e da segurança alimentar. Nosso intuito é expandir esse projeto para outras instituições também, para que mais pessoas sejam atendidas”, declara Bruno.

Para participar do programa é necessário entrar em contato a SMAPA para agendar as entregas. O telefone é 3220-1000. A secretaria também fornece mudas para o programa Hortas Comunitárias no Costa Rica e no Panamá.