Correio dos Campos

SMAPA estuda parceria para projeto que visa segurança alimentar de crianças carentes

O presidente do Instituto Educacional Duque de Caxias apresentou o projeto para o secretário, se dispondo a expandi-lo para outras escolas
11 de março de 2020 às 16:50
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Prefeitura de Ponta Grossa (SMAPA) estuda a viabilidade de firmar uma parceria com o Instituto Educacional Duque de Caxias (IEDC) para fomentar a segurança alimentar de crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social na cidade. O projeto foi discutido inicialmente na manhã desta quarta-feira (11), durante uma conversa entre o secretário da pasta, Bruno Costa, e o presidente do IEDC, Alcides Madalozzo.

O projeto é intitulado ‘Comunidade Consciente’. O objetivo da iniciativa planejada pelo IEDC é promover a sustentabilidade através da educação ambiental, possibilitando que as crianças atendidas pelas entidades consigam desenvolver atividades que possam inseri-las no mercado de trabalho posteriormente. Nesse sentido, algumas das atividades do projeto visam o ensino da técnica de produção de mudas, noções sobre produção de hortaliças orgânicas, reciclagem, plantas medicinais, jardinagem etc. Além de promover a educação ambiental, uma outra intenção da proposta é garantir a segurança alimentar da população.

Para que o projeto seja desenvolvido, o Instituto precisa de investimentos para pagar a mão-de-obra necessária para a implantação. E é essa parceria que o presidente do IEDC busca junto à SMAPA, levando em conta o fato de a secretaria fomentar o abastecimento do município.

“O apoio do poder público é essencial para levarmos o projeto adiante. A nossa intenção é pensar no bem-estar desses adolescentes, disseminando valores morais e de disciplina a eles, fornecendo atividades que os qualifiquem. Nós já temos a estrutura para as atividades, mas precisamos contratar mão-de-obra. Um dos objetivos é mostrar a esses jovens que eles podem quebrar o ciclo da pobreza, tendo uma fonte de renda através das atividades que realizarão e sendo multiplicadores dentro das próprias famílias”, destaca Alcides.

O secretário Bruno se mostrou disposto a cooperar com a iniciativa e estuda o projeto com a equipe da SMAPA avaliando a viabilidade de colaborar com os investimentos necessários. Para firmar a parceria, outras reuniões deverão ser realizadas. Em um primeiro momento, o secretário apoiou a iniciativa e afirmou que, caso aprovada juridicamente, a intenção é estender o projeto para as escolas do município, a fim de que mais pessoas sejam alcançadas.

“O projeto apresentado pelo presidente do IEDC é importante para ajudar as pessoas mais necessitadas da sociedade. Ele fomenta a segurança alimentar através da produção, do cultivo e da venda de alimentos orgânicos e possibilita o ensinamento de práticas da agricultura. Sem contar que dissemina também a importância de cooperativas para melhorar o alcance dos negócios e faz com que as crianças consigam se integrar em projetos que as tiram das ruas, de subempregos e de situações de violência ou criminalidade. Acho legal que essa ação possa se estender para outros locais também, mas, antes precisamos avaliar a viabilidade de um termo de cooperação técnica”, ressalta Bruno.

O Instituto Educacional Duque de Caxias é uma organização sem fins lucrativos, que atende crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. O IEDC possui escolas de guardas mirins e escolas especiais para atender a população. A ONG existe há mais de 50 anos em Ponta Grossa. Para participar de alguns projetos, é necessário entrar em contato com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou com a própria ONG pelo telefone (42) 3025-4110.