Correio dos Campos

Com o sonho de se tornar atleta profissional, menina de 11 anos vende doces para treinar judô

Com o sonho de se tornar atleta profissional, menina de 11 anos vende doces para treinar judô
9 de março de 2020 às 16:25
Laura Gomes se prepara para seletiva que pode garantir vaga no campeonato brasileiro — Foto: Rafael Poyer/RPC Ponta Grossa

G1 – Aos 11 anos, uma judoca que mora em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, luta todos os dias para tornar o sonho de ser uma atleta profissional em realidade. Com os olhos no futuro, Laura Gomes faz e vende doces para poder custear treinos e competições de judô.

A menina resolveu ser judoca quando tinha sete anos. Desde então, não parou mais de competir. Em quatro anos de judô, Laura coleciona 26 medalhas.

Para conseguir ir para as competições e comprar materiais, como o quimono, Laura faz receitas de brigadeiros e beijinhos em casa e vai até comércios do bairro onde mora para vender.

“Não podemos desistir dos sonhos, porque se desistir aí a gente vai por água abaixo”, disse rindo.

A mãe da menina, Kelly Gomes, trabalha como manicure e cabeleireira. Ela conta que a simpatia de Laura tem ajudado nas vendas.

“Ela tá vendendo muito bem. Os brigadeiros estão conseguindo pagar as inscrições, as mensalidades de judô. A Laura é bem simpática para vender”, brincou.

Viagens

Laura faz parte da Federação Paranaense de Judô e participa de competições em outras cidades do Paraná e, até mesmo, em outros estados.

O sansei Luiz Roberto Ribas explica que os custos para se manter como atleta muitas vezes acabam sendo altos, já que há gastos com mensalidades, inscrições para competições e viagens.

“Todas as dificuldades vão estar na nossa frente e a gente tem que aprender a lidar com elas. Tendo coragem para vencer essas barreiras, é assim que eles [atletas] vêm crescendo”, disse.

Atualmente, Laura se prepara para a seletiva paranaense de judô, que pode garantir uma vaga no campeonato brasileiro.