Correio dos Campos

SMAPA entrega 9 mil mudas de hortaliças para famílias do Recanto Verde

120 famílias foram atendidas com a ação que permite que os moradores consigam cultivar os produtos dentro de seus próprios quintais
3 de março de 2020 às 18:03
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na tarde desta terça-feira (3), a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Ponta Grossa (SMAPA) realizou a entrega de aproximadamente 9 mil mudas de hortaliças para 120 famílias da região do Recanto Verde. A ação faz parte do programa Horta em Casa, que tem por intuito atender as demandas dos moradores que queiram ter uma horta na própria casa.

A entrega realizada nesta terça-feira inaugura a edição de 2020 do programa, que desde 2016 atendeu 10,9 mil famílias, distribuindo 1,2 milhão de mudas. A demanda dos moradores da região do Recanto Verde foi solicitada pela presidente da associação de moradores do bairro, Thaís Vaz. Foi na casa de Thaís também que as mudas foram entregues para as famílias que solicitaram o programa da Prefeitura na localidade.

“Já pedi uma vez aqui no bairro e deu certo. As pessoas gostaram porque nós temos a segurança de que o alimento é saudável, já que somos nós mesmos quem cultivamos. Foi então que decidi entrar em contato com a Prefeitura novamente”, conta Thaís.

A entrega das mudas acontece a cada três meses, que é o período de produção das culturas entregues. Cada família recebe de 100 a 120 mudas. “O gosto da comida parece até melhor se é a gente quem produz. Acho importante também a questão da educação. Tenho filhos e crianças em casa, então eu tento passar a eles como cultivar e a importância da horta. Acho muito bom que tenha esse programa, já me beneficiou uma vez e agora quis ter as mudas novamente”, destaca uma das moradoras atendidas no Recanto Verde, Andréa Silva.

O intuito do programa é possibilitar que as famílias consigam produzir hortas dentro de suas casas, para consequentemente consumirem os próprios alimentos. As mudas são adquiridas com investimento da Prefeitura. “O Horta em Casa permite que a população consiga ter essa cultura de produção de alimentos saudáveis. É uma forma de fomentar o abastecimento da cidade, já que as pessoas podem consumir os próprios alimentos que cultivam. Isso promove a segurança alimentar e uma alimentação mais saudável, proveniente da própria natureza”, ressalta o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa.

Para participar do programa é necessário entrar em contato com líderes comunitários ou associação de moradores e contatar a SMAPA para agendar as entregas. O telefone de contato é 3220-1000. A secretaria também fornece mudas para o programa Hortas Comunitárias e para o plantio nas escolas municipais. Nesta terça-feira, 15 famílias do Costa Rica também receberam mudas para o plantio na horta comunitária do bairro.