Correio dos Campos

Alimentos da feira do produtor podem ser bons aliados para quem for curtir o Carnaval

Confira as dicas da nutricionista Liz Sowek para evitar a desidratação e consumir alimentos saudáveis após os dias das festividades
21 de fevereiro de 2020 às 15:54
(Divulgação)

IMPRENSA/Ponta Grossa – O final de semana chegou e, com ele, as festividades do carnaval também; um período onde muitas pessoas aproveitam para ingerir bebidas alcoólicas e esbanjar em alimentos mais calorosos. Até aí, nada demais, a data tem a tradição cultural de ser assim mesmo: com festejos e badalação.

No entanto, como estamos no verão e vivendo um período de temperaturas altas, o cuidado com a alimentação deve ser redobrado para evitar desidratação e também alguns incômodos intestinais e estomacais.

Algumas dicas para quem for passar os dias de festa na cidade é não descuidar da alimentação e abastecer a geladeira com produtos saudáveis, para se prevenir e evitar transtornos nos dias que sucedem os festejos. Para ajudar o consumidor no momento das compras, as feiras do produtor rural de Ponta Grossa podem ser boas opções para ter em mãos alimentos frescos, provenientes da agricultura familiar.

Para quem quer abastecer a geladeira e se prevenir, a feira funcionará normalmente neste sábado (22), na rua Benjamin Constant, embaixo do Restaurante Popular, das 07h às 13h. Já para quem prefere comprar os produtos um dia depois do Carnaval para evitar estragos, também haverá o funcionamento da feira, no mesmo local, na quarta-feira (26), das 14h às 19h.

Conforme a nutricionista da Gerência do Programa Saúde Família (PSF), ligada a Atenção Primária, da Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa, Liz Elaine Sowek, o ideal para repor os nutrientes e reduzir os efeitos dos exageros é fazer um prato bem colorido, priorizando os alimentos in natura (frutas e vegetais). Para combater a desidratação decorrente do álcool, além da necessidade de consumir bastante água, algumas frutas e vegetais verdes escuros (folhas verdes) também auxiliam o fígado a eliminar essas toxinas.

“O consumo de vegetais e frutas variados é recomendado, pois cada um vai ser rico em um nutriente específico e cada cor caracteriza um composto diferente. Não existe milagre, a indicação de frutas e vegetais variados e o consumo aumentado de água vai otimizar a eliminação de toxinas”, explica Liz.

Outra dica dada pela nutricionista é evitar as conservas (milho, palmito, champignon e azeitona), pois são ricas em sódio e aumentam a retenção de líquidos. “A ideia agora é justamente o contrário: eliminar bastante líquido e junto com ele as toxinas”, ressalta a nutricionista.

Como exemplos de verduras que podem ser consumidas, Liz destaca agrião, rúcula, escarola, repolho e rabanete. Já as frutas mais ideais para o consumo são abacaxi, maracujá, melancia e maçã, que podem ser acrescidos de gengibre, hortelã, couve e serem ingeridos como suco.

Receita dos cubos verdes

Uma receita indicada pela nutricionista Liz Sowek é a de cubos verdes para acrescentar em sucos. “Os cubos verdes têm como finalidade tornar mais prático o consumo de folhas verdes escuras com propriedades funcionais no dia a dia. As folhas verdes que são utilizadas no preparo possuem uma grande concentração de clorofila, além de minerais importantes como cálcio e magnésio”, alega.

Ingredientes:

1 maço de couve;

1/2 maço de salsinha;

1/3 maço de hortelã;

Água filtrada.

Modo de preparo:

Bater tudo no liquidificador com o mínimo de água (o suficiente para conseguir bater) e acrescentar o sumo obtido em formas de gelo. Guardar no congelador por até 2 meses. Utilizar 1 a 2 cubos em sucos.

Os benefícios das feiras

Todos esses produtos citados pela nutricionista podem ser encontrados nas feiras do produtor rural de Ponta Grossa, com facilidade e preços acessíveis.

A qualidade dos produtos dessas feiras conta com o apoio da equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) da Prefeitura de Ponta Grossa, que possui os cadastros dos produtores rurais e supervisiona frequentemente o andamento das atividades.

Segundo o secretário da SMAPA, Bruno Costa, as feiras têm um papel importante na cooperação entre os agricultores e os consumidores. Elas valorizam o trabalho do produtor rural e a produção agrícola local, fortificando a agricultura do município e evitando o êxodo rural. “Além de os alimentos da agricultura familiar serem saudáveis, a compra dos produtos na feira também estimula que essas famílias continuem produzindo, porque sabem que conseguirão vendê-los. Se há mais produção, há mais abastecimento na cidade e a economia continuará girando normalmente. Por isso o incentivo a consumir os alimentos dos produtores é essencial, tanto para os produtores quanto para a população”, destaca Bruno.

Na terça-feira do Carnaval (25) a feira do produtor rural não funcionará no Jardim Carvalho. No entanto, nos demais dias, as atividades acontecem normalmente.

Nas semanas sem feriados, em Ponta Grossa há cinco dias da semana que possuem feira:

Terça-feira: Feira do Jardim Carvalho – praça da Igreja Santo Antônio, das 14h às 19h;

Quarta-feira: Feira da Benjamin Constant – embaixo do Restaurante Popular, das 14h às 19h; Feira de Orgânicos – ao lado da Igreja São José, no período da manhã;

Quinta-feira: Feira do Santa Paula – praça Tancredo Neves, das 13h às 19h;

Sexta-feira: Feira de Orgânicos do Jardim Carvalho, das 07h às 19h;

Sábado: Feira da Benjamin Constant – embaixo do Restaurante Popular, das 07h às 13h.