Correio dos Campos

Feira Verde inicia atividades nas escolas de Ponta Grossa a partir de março

As instituições interessadas em participar do programa já podem entrar em contato para agendar um horário
20 de fevereiro de 2020 às 14:25
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Prefeitura de Ponta Grossa (Smapa) já prepara os ajustes finais para começar as palestras de sensibilização da Feira Verde na Escola já neste mês de março. O projeto é um complemento do programa Feira Verde que começou no dia 17 de fevereiro em 2020 e tem o intuito de trabalhar com os alunos de instituições municipais, estaduais e privadas, a importância da reciclagem e da segurança alimentar.

Os representantes de escolas e colégios interessados em participar devem entrar em contato com a Smapa e agendar um horário para que as equipes de trabalho passem com os caminhões recolhendo os materiais recicláveis e disponibilizado frutas, verduras e legumes para os alunos.

“Para nos enviar a solicitação, é necessário que os diretores estejam atentos ao calendário do Feira Verde pois os caminhões precisam estar na região em que a escola se localiza. Isso porque a gente aproveita as equipes que estão no bairro para ir às escolas. Nós não tiramos os caminhões da rota para não atrapalhar o projeto”, explica a assessora de Projetos da Smapa, Gianna Banat.

A atividade do programa nas escolas consiste em uma palestra teórica e uma ação prática, onde os alunos realizam a troca dos materiais junto ao caminhão utilizado no Feira Verde. A cada quatro quilos de materiais recicláveis entregue pelos alunos, cada um terá direito a um quilo de alimento.

“Além de direcionar os alimentos para os próprios alunos a instituição também pode optar em fazer uma ação de doação para alguma entidade do nosso município, com as frutas, verduras e legumes adquiridos. É legal o trabalho que realizamos com eles e a cada ano conseguimos sensibilizar e alcançar mais crianças com o projeto”, ressalta Gianna.

De acordo com a Smapa, de 2014 até 2019, 6 mil estudantes foram sensibilizados com a ação do Feira Verde na Escola. Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa, o projeto é um importante instrumento para conscientizar as crianças sobre a importância da reciclagem e de garantir a elas uma alimentação mais saudável, vinda dos próprios produtores rurais do município.

“É essencial trabalhar a questão da sustentabilidade com as crianças e adolescentes para que desde cedo eles tenham noção sobre a necessidade da reciclagem e de consumir alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes. O aprendizado que eles podem obter com o projeto pode servir para que eles conscientizem também os pais e os amigos com quem convivem. A Smapa acredita neste projeto porque tem resultado. E quanto mais trocas forem realizadas, maior é a garantia de que os alimentos dos produtores rurais do nosso município estão sendo aproveitados”, destaca Bruno.

Os representantes das instituições de ensino interessados em participar do projeto já a partir de março podem entrar em contato com a Smapa pelo telefone 3220-1000 ou pelo (42) 99955-1607 e falar com Gianna.