Correio dos Campos

Agentes de Saúde participam de capacitação

O encontro aconteceu de segunda a quinta-feira e aproximadamente 350 profissionais participaram
20 de fevereiro de 2020 às 17:53
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Durante toda a semana a Fundação Municipal de Saúde (FMS), através da Atenção Primária, reuniu os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para realizar uma capacitação sobre as mudanças no serviço e as alterações nas fichas de preenchimento obrigatório.

“É de extrema importância reunir os profissionais, pois é através dessas fichas que levantamos os dados da comunidade, ou seja, é por este trabalho que temos o perfil epidemiológico da comunidade e realizamos o planejamento da equipe. O documento é de uso obrigatório dos ACS, e foram pensadas para organizar e padronizar o levantamento de dados e também serve para acompanhar o desempenho dos agentes”, destaca a enfermeira e apoiadora da Atenção Primária, Caroline Agulham.

Ponta Grossa conta hoje com 350 ACS e todos participaram da capacitação. “Nós dividimos eles em salas com cerca de 20/25 pessoas, então desde segunda, no período da tarde, estamos treinando a equipe”, explica Caroline.

Esta atividade já foi realizada em 2018, agora é a atualização. “As fichas sofreram alterações necessárias por diversos motivos, entre eles a adequação às metas que serão acompanhadas pelo Ministério da Saúde, para manter os repasses de verbas conforme o novo modelo de financiamento”, ressalta Caroline.